Oficina da Net Logo

Lentes de contato inteligentes do Google irão ajudar pessoas diabéticas

Adeus às agulhas. Google desenvolve lentes de contato capazes de medir a glicose em diabéticos.

Por | @oficinadanet Tecnologia Pular para comentários

Nesta terça-feira (15), a Novartis anunciou que irá produzir lentes de contato inteligentes para o Google. A nova tecnologia foi desenvolvida para ajudar as pessoas diabéticas a controlar a taxa de glicose através de fluidos lacrimais e ainda uma específica para restaurar a visão de pessoas com presbiopia, a chamada vista cansada.

"Estamos ansiosos para trabalhar com o Google e combinar a tecnologia avançada deles com nosso amplo conhecimento em biologia para responder a necessidades médicas não supridas", disse, em comunicado, Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.

As lentes de contato voltadas aos diabéticos contam com um pequeno sensor que detecta a glicose nas lágrimas a cada segundo, como também um chip que recebe e transmite todas as informações via wireless. Com isso, os portadores de diabetes poderão ficar longe das agulhas.

A agradável tecnologia será produzida pela Alcon, uma filial da Novartis especializada em oftalmologia. Em janeiro, o Google revelou que já estava fazendo testes com as lentes. Leia em destaque: Como descartar lixo eletrônico?.

Para as pessoas que sofrem com presbiopia, as lentes do Google exercerão uma função semelhante ao foco automático de uma câmera fotográfica, ou seja, conforme a necessidade, os objetos poderão ser vistos com maior nitidez pelo usuário.

Ainda não há data para o lançamento das lentes.

Comentários
Carregar comentários