Lentes de contato inteligentes do Google irão ajudar pessoas diabéticas

Adeus às agulhas. Google desenvolve lentes de contato capazes de medir a glicose em diabéticos.

Por | @RafaelaPozzebon Tecnologia

Nesta terça-feira (15), a Novartis anunciou que irá produzir lentes de contato inteligentes para o Google. A nova tecnologia foi desenvolvida para ajudar as pessoas diabéticas a controlar a taxa de glicose através de fluidos lacrimais e ainda uma específica para restaurar a visão de pessoas com presbiopia, a chamada vista cansada.

"Estamos ansiosos para trabalhar com o Google e combinar a tecnologia avançada deles com nosso amplo conhecimento em biologia para responder a necessidades médicas não supridas", disse, em comunicado, Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.

As lentes de contato voltadas aos diabéticos contam com um pequeno sensor que detecta a glicose nas lágrimas a cada segundo, como também um chip que recebe e transmite todas as informações via wireless. Com isso, os portadores de diabetes poderão ficar longe das agulhas.

A agradável tecnologia será produzida pela Alcon, uma filial da Novartis especializada em oftalmologia. Em janeiro, o Google revelou que já estava fazendo testes com as lentes.

Para as pessoas que sofrem com presbiopia, as lentes do Google exercerão uma função semelhante ao foco automático de uma câmera fotográfica, ou seja, conforme a necessidade, os objetos poderão ser vistos com maior nitidez pelo usuário.

Ainda não há data para o lançamento das lentes.

Mais sobre: lentes, google, diabetes
Share Tweet
DESTAQUESMais compartilhados
Comentários
AINDA NÃO SE INSCREVEU?

Vem ver os vídeos legais que
estamos produzindo no Youtube.