O serviço e muito similar ao Skype, ou seja, é um novo serviço de comunicação, que momentaneamente irá oferecer apenas ligações de vídeo, pois o mesmo se encontra em fase de testes. Com algum tempo mais de testes, o serviço disponibilizará a troca de mensagens via chat e videoconferência, sendo que as conversas irão ocorrer no próprio navegador e as mesmas serão criptografadas.

Kim Dotcom em sua conta no Twitter, afirmou que o novo serviço poderá popularizar ainda mais o Mega, empresa essa criada para oferecer a seus usuários, serviços seguros de armazenamento, onde Dotcom descreve o seguinte: "O Mega possui cerca de 15 milhões de usuários registrados no momento; acredito que o MegaChat possa elevar esses números a 100 milhões de usuários no final de 2015".

Vale lembrar que o Megaupload foi fechado em uma ação coordenada pelo FBI e pela polícia internacional em 2011, quando até mesmo chegou a prender Dotcom em sua residência, na Nova Zelândia. Atualmente existe contra ele um pedido aberto de extradição para os Estados Unidos.

Já a justiça norte-americana acusa os diretores do Megaupload de terem por meio de fraude, obtido a quantia de US$ 175 milhões em oferta de cópias pirateadas de programas televisivos, filmes e outros conteúdos.

Após essa prisão em 2011, Kim Dotcom lançou o Mega, um serviço mais comportado semelhante ao antigo; o site em questão hospeda arquivos incriptados, sendo que a chave de acesso pertence a uma única pessoa. O conteúdo existente do Mega é diverso, bem como: filmes, músicas, arquivos e outros.

Vale salientar que a referida chave não possui cópia e não fica armazenada com os administradores do Mega, deixando em tese, o site intocável no plano legal. No ano passado, Kim Dotcom já havia prometido um novo serviço, serviço esse de comunicação nos mesmos padrões do Mega.