A trajetória tecnológica dos celulares foi bastante significativa nos últimos anos. Quem não lembra dos famosos e popularmente chamados "tijolões" da década de 90? Eles eram praticamente indestrutíveis. Claro que as suas funções eram bastante limitadas, somente o básico podia ser feito, como fazer e atender ligações. Por esse motivo, as telas dos aparelhos não eram o que havia de mais atrativo.

Com o passar dos anos os aparelhos celulares começaram a ficar menores, ficaram coloridos, passaram a tirar e exibir fotos, adaptaram-se à navegação e ao envio de e-mails, etc. e ainda cabiam no bolso sem qualquer problema. Discretos, começaram a cair no gosto de todas as pessoas. Dificilmente encontrávamos uma pessoa sem um celular. Com a evolução, surgiram os famosos smartphones, que trouxeram inúmeras novidades. Os aparelhos necessitavam de telas maiores, que no geral, nós não estávamos acostumados. Os primeiros smartphones sofreram muito, com suas telas arranhadas e em até alguns casos, trincadas.

Empresas como a Corning, em razão da grande fragilidade das telas, desenvolveram telas livres de arranhões e proteção contra quedas. Muitas fabricantes de smartphones, atualmente, garantem telas inquebráveis. No entanto, confiar somente na tecnologia não basta, no geral, as telas possuem sim uma proteção extra, mas não é possível garantir a integridade total da tela.

Após adquirir um smartphone, principalmente os de modelos mais caros, os usuários costumam redobrar o cuidado com o aparelho e muitos deles optam pelo uso de película. Mas e aí? Será que ela é mesmo necessária?

Meu smartphone precisa mesmo de uma película?

Conforme comentado acima, atualmente, grande parte das fabricantes oferecem garantias nas telas dos smartphones e muitas a julgam inquebráveis. Por essa razão, usar ou não uma película?

Apesar da dúvida, as películas protetoras são sim indicadas, elas oferecem uma maior resistência ao aparelho. As películas evitam arranhões e possíveis riscos mais profundos na tela. Porém, uma escoriação de maior intensidade pode não ser evitada pelo uso da película, isso dependerá muito da qualidade daquela que você aplicar no seu smartphone.

Vantagens do uso de película

Para quem tem o hábito de colocar o smartphone no bolso, com a película poderá ficar totalmente despreocupado, pois mesmo que tenha outras coisas no bolso, como as chaves de casa ou mesmo moedas que ficam esquecidas no local, seu aparelho não será atingido, pelo menos não com simples toques.

Além disso, uma outra grande vantagem é que a sua tela ficará livre das impressões digitais e também da gordura localizada nos dedos. 

Bom, se você optar por usar uma película em seu novo smartphone cuidado ao comprar. No Mercado Livre há muuuuitas opções, e algum dos vendedors abusam dos termos técnicos e desconhecidos para vender algo desnecessariamente mais caro. Por isso, atenção.

E não se esqueça, se o seu celular for dos novos, com a tecnologia Gorilla Glass, uma película será desnecessária para você.