A quantidade de aplicativos para smartphone e tablets equipados com o sistema operacional Android registrou crescimento de 40% em 2014. Com isso, o número de aplicativos disponíveis ultrapassou pelo terceiro ano consecutivo a quantidade de programas ofertados na App Store, da Apple, revelou a pesquisa do serviço de análises "appFigures".

A pesquisa analisou as lojas dos sistemas Android, iOS, Windows Phone e Amazon Appstore durante o terceiro trimestre do ano passado e concluiu que o a loja do Google foi a que mais obteve crescimento. Assim, o Google Play conta com 300 mil aplicativos a mais que a App Store.

Conforme relatório, a loja do Google possui 1.43 milhões de aplicativos disponíveis, criados por 338 mil desenvolvedores. A App Store conta com 1.21 milhões de aplicativos, de 282 mil desenvolvedores. Já em terceiro lugar, a loja da Microsoft possui cerca 556 mil aplicativos, e a loja a Amazom oferece 293 mil aplicativos.

O site "App Annie" também confirmou, através de pesquisa, que a loja do Google conta com mais aplicativos do que a App Store.

Nenhuma das pesquisas informou quais motivos levaram o Google Play registrar tal crescimento, porém, um dos fatores pode ser atribuído ao crescimento no número de usuários de aparelhos Android, o que, consequentemente, atrai mais desenvolvedores para a plataforma. Além disso, o processo de aprovação de novos aplicativos é muito mais rápido no Google.

De acordo com o estudo, os desenvolvedores para iOS ainda recebem mais por seus aplicativos se comparado os que desenvolvem para Android. Os desenvolvedores costumam ganhar 60% a mais dos que criam para o sistema do Google.