Os conteúdos violentos não serão mais exibidos para todos os usuários no Facebook, se depender das novas medidas que serão implantadas na rede social. As publicações que conterem tais imagens serão apenas exibidas para maiores de 18 anos e ainda com aviso de imagens violentas.

As imagens receberão advertências que elas podem "chocar, ofender ou indispor" os seus espectadores. Com isso, os alertas impedem que os vídeos sejam rodados no feed de cada usuário, sendo que para ativá-los será necessário clicar neles. Além disso, vídeos e fotos de grande impacto não deverão aparecer para os usuários menores de 18 anos.

No entanto, especialistas dizem que a medida ainda é insuficiente para proteger os usuários menores de idade e que são mais vulneráveis na rede social.

O Facebook vem sendo alvo de várias críticas nos últimos anos em razão da veiculação de imagens violentas. Vale notar que as diretrizes da companhia vetam materiais que sejam "compartilhados por prazer sádico ou para celebrar ou glorificar a violência". Porém, nada impede a reprodução de vídeos de notícias ou mesmo imagens de documentários que retratem assassinatos e também outros atos que possam chocar as pessoas.

Vale notar que o Facebook está liberado para adolescente a partir dos 13 anos, porém, como sabemos, muitas crianças driblam as restrições para usar a rede social.