Bilhões de dólares, uma vontade sobre-humana de salvar o mundo, tecnologias futurísticas, invenções inimagináveis e até quem sabe uma Iron Mas Suit escondida na sua mansão. A bola da vez é uma máquina enorme voltada aos países pobres que promete (e cumpre) resolver boa parte dos problemas.

No vídeo apresentado através da fundação Bill & Melinda gates, Bill bebe, literalmente, água clara e límpida feita a partir de água de cocô humano. O projeto é "simples", uma máquina de nome OmniProcessor pega o monte de cocô, processa, ferve tudo e como resultado entrega água fresca, e tudo isso em cerca de 5 minutos. A máquina é invenção da Janicki Bioenergy.

O processo é da seguinte forma: A massa fétida é disposta na máquina e lá passa por processos de aquecimento até que ferva, nesse ponto a água é separada de um lado (via vaporização) e do outro restando somente as fezes, que vão para uma fornalha. Ao serem incineradas, estes dejetos geram um vapor altamente pressurizado, que por sua vez, alimentam geradores que vão garantir energia elétrica e gratuita para a comunidade (dessa forma a máquina também se auto alimenta no quesito energia, não precisando de alimentação externa). No final, ainda restarão as cinzas, que poderão servir de adubo. Com o material produzido por uma comunidade de 100 mil pessoas, a máquina consegue gerar 86 mil litros de água e cerca de 250kw de eletricidade por dia.

Mas como isso é possível somente através do cocô? O pulo do gato está no fato de que nossos resíduos sólidos que vão para os esgotos são compostos, em média, por 80% de água e apenas 20% de fezes. Dessa forma, a cada 1 kg de dejetos, nós perdemos 800 g que poderiam ser reaproveitados por causa de uma pequena parte fedorenta que dá má fama ao todo.

A principal ideia de Bill Gates é levar sua nova aposta aos países pobres, que são os que mais precisam, e que não tem dinheiro para tratar sua água com qualidade (sistemas de saneamento são muito caros) e com isso melhorar a saúde dessas populações. Parece incrível, mas segundo a Onu, mais de 3,5 milhões de pessoas morrem por ano por não ter uma água devidamente tratada. Conforme ele fala no vídeo (confira abaixo) 2,5 bilhões de no mundo não têm acesso a saneamento básico de água.

Até o final do ano a máquina irá desembarcar em Dakar, no Senegal, para testes. Confira o vídeo onde Bill Gates apresenta o maquinário e bebe a famosa água de cocô.

Incrível, não? Conte-nos o que você achou dessa invenção.