Durante a CES Unveiled, uma prévia da feira CES 2015, estão sendo apresentadas várias novidades, entre elas, um capacete capaz de compreender o estado mental do usuário e tocar músicas para relaxar. O headset foi desenvolvido pela empresa francesa myBrain Technologies.

Chamado de MeloMind, o gadget conta com vários pontos de contato para medir a atividade elétrica no cérebro. O equipamento envia dados para um aplicativo, que fica responsável por tocar músicas calmas, apropriadas para cada estado emocional. O aplicativo em questão está disponível para Android, iOS e Windows Phone.

As melodias foram compostas por designers de som e os usuários podem controlar o tipo de música para ser tocada. A sessão de relaxamento dura em média de 15 minutos.

"Aprender a relaxar é tão complicado quanto aprender um esporte ou música", diz um dos fundadores da empresa, Thibaud Dumas, que possui PhD em neurociência.

A empresa desenvolvedora do capacete foi criada em 2013, como uma startup. O MeloMind deverá começar a ser comercializado no final de 2015 nos Estados Unidos e também na Europa. O valor do equipamento será de cerca de US$ 299 (810 reais). Ainda não qualquer previsão de chegada do produto no Brasil.