O Baidu anunciou nesta semana o lançamento de uma campanha de comunicação no Brasil para alcançar usuários que fazem uso de seus produtos, porém, que alegam não terem instalados tais serviços em seus computadores.

A companhia chegou ao Brasil há um ano e desde então oferta os seus produtos através de sites de downloads. Assim, o usuário, ao baixar um software, em muitos casos recebia também ofertas de produtos Baidu, como Baidu Antivírus e PC Faster, através de mensagens "deseja instalar também...". Muitas pessoas, sem perceber, acabam clicando apenas em "prosseguir" e "finalizar", e acabavam recebendo também a instalação de algum produto sem solicitação.

Conforme a assessoria de imprensa do Baidu, a atitude fez com que a base de cadastrados tivesse um alto crescimento, porém, muitos usuários não ficaram satisfeitos com atitude. Os serviços da Baidu são gratuitos, e a empresa não ganhou nada com as instalações, apenas tornou-se mais conhecida.

Para resolver o problema, o Baidu abriu canais como chat e linha telefônica para atender o público e sanar as dúvidas. "O desejo da empresa é que milhares de usuários se beneficiem de seus produtos e recursos exclusivos e gratuitos, mas apenas se eles assim desejarem, de forma espontânea", comentou a entidade.

A campanha de comunicação conta com participação do ator Rafael Infante, do canal de humor Porta dos Fundos, do YouTube, disse o Baidu. As ofertas de download de produtos Baidu continuarão, porém, a empresa disse que irá reforçar o entendimento das instalações, para evitar que os novos usuários se sintam "surpreendidos" com instalações indesejadas.

Os usuários que quiserem obter mais informações sobre os produtos do Baidu, ou mesmo saber como desinstalá-los podem escrever para o email [email protected], contatar a empresa através do telefone 0800-7182035 ou mesmo acessar os links Baidu Antivírus, Baidu Browser, Baidu PC Faster e Hao 123.