A partir de janeiro, uma novidade chegará para as milhares de pessoas que necessitam se comunicar através de inventos tecnológicos. De acordo com cientistas, o sistema que ajuda Stephen Hawking a se comunicar com o mundo a sua volta será disponibilizado na internet para todos que sofrem de doenças neuromotoras.

O físico teórico, de 72 anos, que ganhou fama em 1980, com o livro "Uma Breve História do Tempo", aprovou a decisão da Intel, em uma coletiva de imprensa em Londres.

"Tornando essa tecnologia livremente disponível, existe o potencial de melhorar significativamente a vida de pessoas incapacitadas por todo o mundo", disse Hawking, em declarações transmitidas pela voz robótica do seu computador. "Sem isso, eu não poderia falar com vocês hoje", disse ainda.

Hawking foi diagnosticado com uma doença neuromotora relacionada com a esclerose lateral amiotrófica (ELA) quando ainda tinha 21 anos. O físico, atualmente, possui o corpo paralisado quase por completo.

Agora, o sistema de comunicação será liberado para pesquisadores na internet em código aberto. O sistema atual usado por Hawking reduz o número de movimentos necessários para soletrar palavras, além disso, oferece funções como o envio de anexos por e-mail.

A novidade, além disso, aumenta a velocidade de digitação de Hawking, que está duas vezes mais rápida, e também há uma melhoria de 10 vezes em tarefas comuns. A atualização do sistema trouxe mais facilidade, precisão e também rapidez na navegação, edição, gerenciamento e navegação Web, e-mails e documentos.

Hawking leciona na Universidade de Cambridge, e consegue digitar em seu computador com a ajuda de um sensor na bochecha que é detectado por um interruptor infravermelho instalado em seus óculos, que contribui para selecionar os caracteres.

"A velocidade de digitação de Hawking é duas vezes mais rápida e há uma melhora dez vezes maior em tarefas comuns", disse a Intel. O novo sistema foi apresentado ao publico na terça-feira (02).

"A medicina não foi capaz de me curar, então eu conto com a tecnologia para ajudar a me comunicar e a viver", disse Hawking em comunicado.

"O Professor Hawking usou de forma única a tecnologia para se comunicar com o mundo por décadas, mas seu sistema antigo poderia ser melhorado com o uso de apps modernos e websites atuais com um computador sem um teclado ou mouse", disse Wen-Hann Wang, vice-presidente da Intel e diretor da Intel Labs.

"A tecnologia para pessoas com deficiência é, muitas vezes, um campo de testes para a tecnologia do futuro", afirmou Lama Nachman, pesquisadora sênior do Intel Labs.