A Samsung poderá lançar o seu primeiro smartphone equipado com o sistema operacional da companhia ainda neste ano. O novo Z1 deverá ser lançado na Índia em dezembro, mais precisamente no dia 10, afirma uma fonte próxima ao assunto. O aparelho deverá concorrer com o Android One, programa do Google que tem como objetivo criar smartphones de baixo custo para mercados emergentes.

Rumores indicam que o aparelho da Samsung deverá vir com tela de 4 polegadas com resolução de 480 X 800 pixels, 512 MB de RAM e processador Spreadtrum SC7727S com dois núcleos rodando 1.2 GHz cada. Além disso, o aparelho virá com tela frontal de 3.2, suporte a dual SIM, conectividade WiFi, Bluetooth e GPS.

Com as especificações citadas, o Tizen Z1 está no mesmo nível dos celulares de Spice, Karbonn e Micromax, que participam do Android One na Índia, país que é um dos maiores mercados do mundo, e o desempenho do Samsung Z1 será bastante importante para o futuro do produto nos demais países.

Vale lembrar que a Samsung havia confirmado o lançamento do primeiro telefone equipado com o sistema Tizen ainda em junho, na Rússia, porém, os planos foram suspensos para que a empresa pudesse melhorar o suporte e também os aplicativos do sistema. 

Quer saber mais sobre o Tizen? Acesse este artigo.