Muitas vezes você não se pegou distraído enquanto mascava um chiclete e sem querer acabou o engolindo? É verdade que esta goma pode levar anos para sair de nosso sistema digestivo? Crescemos escutando várias profecias em relação ao ato de ingerir uma goma de mascar.

Quando criança, ouvimos muitos boatos referentes ao consumo de chicletes que, caso fossem engolidos, levariam nada mais nada menos que 7 anos para saírem completamente de nosso sistema digestivo. Estas e outras questões acabavam por assustar-nos, levando-nos a refletir sobre sua veracidade. Podemos afirmar, portanto, que isso não passa de um MITO.

Esta antiga crença, cuja origem é desconhecida, é muito usada pelo mundo inteiro, porém, não possui qualquer base teórica. Como forma de verificar e mesmo compreender ou desmascarar esta crença, alguns estudos foram realizados por médicos gastroenterologistas do exterior, no qual analisaram o trato digestivo de diversas pessoas. De acordo com Rodger Liddle, gastroenterologista da Escola de Medicina da Duke University, "Nada duraria tanto tempo assim, a não ser que fosse tão grande que não pudesse sair do estômago e ficasse preso nos intestinos.".

Digestão do chiclete

Caso engolires uma goma de mascar, nada de mais irá acontecer, pois parte dos ingredientes presentes, como os adoçantes, são decompostos, porém, a goma propriamente dita, não é digerível. Como ocorre com muitos alimentos artificiais que acabamos ingerindo, nem todas as substâncias são digeridas pelo nosso estômago, que acaba por empurrar o restante ao intestino, que ficará com o papel de processá-las e expulsá-las do corpo. Ou seja, aquele chiclete que você engoliu em 2007 não está mais em seu sistema digestivo!

A digestão da goma de mascar, portanto, tem seu processo iniciado na boca, onde nossa própria saliva, com suas substâncias digestivas, faz com que seu gosto e coloração sejam modificados, restando somente a goma em questão. Esta, como um objeto borrachento, acaba sendo imune ao processo.  Assim, o chiclete será eliminado através das fezes. Segundo o gastroenterologista pediátrico David Milov, da Clínica Infantil Nemours, em Orlando, nos Estados Unidos, ao se referir à digestão da goma de mascar diz: "Provavelmente passa por ela mais lentamente que alimentos de verdade, mas as contrações do trato digestivo acabam a empurrando para fora, e o chiclete é expelido praticamente sem sofrer qualquer dano".

Existem casos de pessoas que tiveram algumas complicações em relação à ingestão de chicletes, mas são casos específicos. Um grande problema seria se engolissem muitos chicletes ao mesmo tempo, o que poderia ocasionar obstrução de algum canal do seu estômago ou intestino, porém, isto é raro. Por isso, não precisa se preocupar caso ingira acidentalmente uma goma de mascar, pois ela não ficará por muito tempo em seu sistema digestivo; estará sendo eliminada em no máximo dois dias.