Segunda-Feira, 01 de dezembro de 2014; você amigo leitor, já imaginou um "elevador" sem cabos? Acredito que não, mas possivelmente já viu algo parecido em filmes de ficção científica ou em filmes de ação e é bem por ai que a renomada empresa fabricante de elevadores ThissenKrupp está pesquisando e desenvolvendo uma nova linha de elevadores que não utilizam cabos para se moverem.

O projeto denominado de "Multi" prevê a utilização de motores lineares responsáveis por movimentar o elevador, nesse mesmo projeto, a companhia pretende testar 16 elevadores em um poço.

Os motores lineares funcionam de forma similar a dos metrôs, onde a partir daí será possível movimentar a cabine horizontalmente, abrindo assim espaço para a construção de prédios em novos formatos, uma vez que não ficariam presos ao deslocamento vertical.

Em um comunicado, a assessoria da ThissenKrupp informou que a nova tecnologia poderá ajudar a economizar energia, sendo que a mesma possui potencial para transformar todo o mercado de plataformas de elevação. Ainda nesta nota, a empresa informa que o número maior de elevadores dentro de um poço, iria permitir uma quantidade maior de pessoas se locomovendo de uma só vez.

Mas de que forma isso iria funcionar? De acordo com a empresa, isso irá ocorrer de forma simples e eficiente, tudo graças ao alinhamento de 16 elevadores em um só poço, todos eles posicionados lado a lado, aonde os mesmos irão girando para a abertura e assim abrindo portas para a entrada das pessoas, sendo que esse processo se repetiria a cada 30 segundos; a parada será programada a cada 50 metros e assim diminuirá o tempo de espera dos "passageiros".

Outra vantagem neste tipo de "elevador" é que não será mais preciso poços enormes e salas de máquinas, uma vez que o Multi necessita apenas de eixos de seis metros quadrados, o que aumentará a área útil de construção e a eficácia dos elevadores. Ainda de acordo com a ThissenKrupp, os elevadores Multi poderão ser instalados em vários tipos de construções com altura de 300 metros.

Vale lembrar que isso não passa de suposições, pois o mesmo ainda encontra-se em fase de estudo e desenvolvimento. O "poço" ao qual essa ideia será testada ainda encontra-se em fase de construção e os testes deverão ser iniciados em 2016.