O Windows Phone 8.1 foi disponibilizado a mais de sete meses, somente agora, a maior parte dos usuários de aparelhos equipados com o sistema operacional conta com a versão mais recente. De acordo com a empresa de publicidade móvel AdDuplex, 50,8% dos usuários do Windows Phone estão com a versão 8.1 do sistema operacional.

Conforme os números, ainda 33,5% dos usuários ainda estão usando o Windows 8 e restante contam com o Windows 7 em seus aparelhos.

O aparelho mais famoso equipado com o Windows Phone segue sendo o Lumia 520, que representa mais de 26,3% da preferência dos usuários. Logo após aparecem os Lumias 630 e 635, que juntos somam 18,1% do mercado.

O levantamento foi realizado através do uso de 5 mil aplicativos para Windows Phone que utilizam a plataforma de publicidade da AdDuplex.


Gráfico feito pela AdDuplex.

Se comparado com o ritmo do Android, a evolução da atualização do Windows Phone é considerada satisfatória, já que o KitKat está presente em apenas 30,2% dos aparelhos, conforme números apontados recentemente. No entanto, o Windows Phone está atrás do iOS quando se trata de atualização, já que após dois meses da chegada da nova versão, 60% dos aparelhos da Apple já contam com o iOS 8.