Os atuais dispositivos móveis, como smartphones, não contam com duração de bateria tão longa quanto gostaríamos. Para carregar é necessário várias horas. Pensando em todo esse "transtorno" a empresa StoreDot diz ter criado uma bateria de smartphone que pode ser recarregada em apenas 30 segundos.

O segredo aplicado pela startup de Israel é a nanotecnologia usada para sintetizar as moléculas artificiais com alta carga e capacidade de transmissão bastante alta. Conforme a Reuters, a ideia consiste em absorver de forma rápida a eletricidade e mantê-la por um período mais longo. Quanto à autonomia da bateria, é semelhante aos aparelhos encontrados atualmente.

Veja também 10 mitos e verdades sobre baterias de celulares e notebooks.

O grande diferencial da bateria desenvolvida pela StoreDot é o chamado "nanodots", que são moléculas orgânicas com capacidade de alteração através de descargas elétricas. Com isso, elas podem ser configuradas para alta retenção, com um tempo de carregamento maior.

"São materiais nunca desenvolvidos antes", disse Doron Myersdorf, fundador e presidente-executivo da StoreDot.

Ao que tudo indica, empresas de grande porte estão interessadas no trabalho da StoreDot. A startup revelou que recebeu US$ 48 milhões em dinheiro de uma "grande fabricante asiática de celulares" para desenvolver a tecnologia.

A nova bateria, além de ter um carregamento veloz, tem como objetivo reduzir o consumo de energia, já que os nanodots são mais eficientes. Conforme testes realizados, a bateria foi capaz de suportar 1.500 ciclos de carga, o que representa três anos de uso diário sem queda no rendimento do aparelho. Após o período, a bateria continuaria sendo usada normalmente, porém, sem a mesma autonomia de carga e autonomia original.

Após testes bem-sucedidos nos laboratórios, a bateria deverá ser lançada em 2016. Agora o objetivo da StoreDot é diminuir o tamanho da célula, que ainda é muito grande para ser utilizada em um smartphone.