Na terça-feira (25), a Samsung apresentou um aparelho capaz de controlar as ações de um computador apenas com o olhar. Através do mecanismo, o usuário pode mover o cursor e até rolar páginas apenas com a mudança de olhar.

Chamado de Eyecan+, o aparelho é instalado debaixo de monitores, e é capaz de acompanhar os movimentos dos olhos do usuário, que transforma essa atividade em uma ação que é reproduzida no monitor e o transfere para o computador. Através do recurso, a Samsung pretende oferecer aos portadores de alguma deficiência motora mais autonomia em suas atividades.

O uso do aparelho é bastante simples, o usuário precisa apenas se sentar (ou deitar) a uma distância entre 60 cm e 70 cm do monitor. A adaptação é realizada apenas na primeira vez em que o Eyecan+ é usado. Após, o próprio aparelho identifica o modo em que o olhar se comporta.

A interface que capta os comandos do usuário aparece na tela e conta com 18 comandos, entre eles "selecionar tudo", "copiar", "colar", entre outros. Além do movimento dos olhos, o Eyecan+ possui a capacidade de reconhecer piscadas de olho como comandos.

A fabricante não irá vender o aparelho comercialmente, mas sim, apenas doar algumas unidades para organizações de caridade. A empresa revelou que em breve, tanto o software quanto o aparelho terão as suas configurações e também arquitetura abertas. Com isso, qualquer desenvolvedor poderá usufruir do projeto.