No anúncio que foi direcionado aos desenvolvedores, a Apple falou o seguinte: "Logo no início de 2015, você será capaz de oferecer novas experiências inovadoras para os seus clientes em seu pulso. Saiba como as notificações de aplicativos existentes podem facilitar e aparecer no Apple Watch; aproveitando os recursos do WatchKit, você poderá levar seus aplicativos além, melhorando suas funções em nosso relógio inteligente".

Além disso, dentro do mesmo anúncio, a Apple também aproveita para apresentar algumas novidades do novo, Apple Watch, onde o modelo de 38 milímetros receberá um visor com resolução de 340x272 pixels, já a versão de 42 milímetros terá um visor com resolução de 390x312 pixels.

Com o WatchKit liberado aos desenvolvedores, eles poderão criar notificações acionáveis permitindo aos usuários que eles respondam mensagens ou realizem mais facilmente, algumas ações mais complexas, como por exemplo, o controle de produtos domésticos inteligentes e outros.

Além disso, os desenvolvedores também poderão adicionar trechos de informações para o Glances Screen, algo semelhante às notícias e cartões que aparecem no Android Wear e também desenvolver aplicativos para o relógio, bem como uma personalização que poderá ter a sua própria interface e funcionalidade, sendo capaz ainda de integrar os recursos do sistema operacional iOS.

O SmartWatch ou Apple Watch deverá chegar ao mercado no início de 2015, onde segundo alguns rumores sugerem que o lançamento do novo relógio inteligente da Apple, ocorra no dia 20 de março do próximo ano. Aguardamos!