Segundo o próprio diretor-executivo e fundador da rede social em questão, em uma conversa com estudantes e internautas explicou a atitude.

Mark Zuckerberg disse que o objetivo real desta ação foi a de oferecer a seus usuários a melhor experiência "para bate-papo", tornando essa mesma em algo mais rápida e focada de acordo com o que acontece com os aplicativos deste tipo.

Durante esse "bate-papo" que teve transmissão ao vivo pelo site, Zuckerberg disse o seguinte: "Estou muito agradecido por suas perguntas complicadas, perguntas essas que nos mantém honestos; estou muito satisfeito por poder explicar porque pedimos a nossa comunidade para instalar um novo aplicativo, assim agradeço que tenham existido trabalho e atrito exigido. Mas o real é que queríamos realizar isso porque acreditamos que essa é uma experiência melhor, pois enviar mensagens é algo que está ficando cada vez mais importante. Nos aparelhos móveis, nós pensamos que cada aplicativo só consegue se focar em realizar uma coisa de vez, uma vez que o app do Facebook esta focado no "feed de notícias". As pessoas estão a cada dia enviando mais mensagens, chegando a 10 bilhões por dia; em nosso app do Facebook os usuários precisavam esperar o aplicativo carregar e ir até uma aba separada, assim vimos que os principais apps de mensagens que as pessoas estavam usando era um aplicativo separado. Esses aplicativos individuais de bate-papos são rápidos e focados apenas em mensagens, onde em média as pessoas chegam a enviar cerca de 15 mensagens por dia as outras pessoas, assim sendo, pensamos em criar algo individual, para que nossos usuários não precisassem mais passar por vários passos até chegar as mensagens".

Ainda em relação a essa medida tomada pelo Facebook, Zuckerberg diz que: "Trocar mensagens é uma das únicas coisas que as pessoas realizam mais do que navegar nas redes sociais; em alguns países, 85% dessas pessoas estão conectadas ao Facebook, mas 95% deste total usam SMS ou serviço de mensagens. Entendemos que pedir a essas pessoas para que elas instalem um novo aplicativo é chato, mas para servirmos bem a essa função, tínhamos que criar algo novo e focado, assim criamos o nosso próprio bate-papo, pois como já falei, acredito que eles por si só, são mais rápidos e focados, assim o usuários está focado apenas em uma tarefa e não em várias ao mesmo tempo. Não é fácil ter que decidir por isso ou aquilo e vimos que temos que aprender muito em termos de confiança e provar que essa experiência separada de mensagens seja realmente a melhor decisão que tomamos".