De acordo com um estudo recente, os usuários do Google Glass podem ter a visão prejudicada ao usar o gadget, isso porque, o dispositivo que oferece acesso à internet em uma tela pequena, acoplada em uma armação de óculos, pode conter pontos cegos, o que dificultaria a visão do utilizador, inclusive para fazer tarefas rotineiras, como dirigir, atravessar a rua e praticar esportes.

A pesquisa foi publicada na terça-feira (4) no Jornal da Associação Médica Americana. O estudo incluiu apenas três pessoas para a análise tecnológica.

Para a pesquisa, os cientistas solicitaram aos três participantes sem problemas oftalmológicos (Os homens que participaram do estudo tinham visão 20/20), que usassem tanto o Google Glass quanto óculos convencionais no período de 60 minutos. A visão periférica dos voluntários foi testada através de exames que avaliavam o campo de visão.

Conforme as descobertas dos autores da pesquisa, ao usar o Google Glass foi detectada uma obstrução "significativa" da visão periférica no lado direito, local em que o dispositivo está instalado.

"No nosso entendimento, esta é a primeira avaliação do efeito de dispositivos eletrônicos usáveis com uma tela no campo de visão", escreveram os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em San Francisco.

"O dispositivo criou uma obstrução clinicamente significativa no campo visual no quadrante superior direito", acrescentaram. O bloqueio da visão, segundo os estudiosos, ocorreu em virtude da barra espessa de material no lado direito do dispositivo, e não em decorrência das possíveis distrações produzidas pelo software.

"Esse efeito é decorrente do design do aparelho, não do software em si", explicaram os autores. Os autores disseram ainda que é necessário mais estudos para verificar os efeitos do dispositivo na função visual.

O Google Glass é comercializado nos Estados Unidos desde maio pelo valor de US$ 1.500.