O Google Glass é um óculos realidade aumentada produzido pelo Google e está sendo muito alvo de muitos comentários atualmente. O Glass conta com uma pequena tela localizada acima do olho direito, e permite ao usuário navegar pelas redes sociais, usar o GPS, ver a previsão do tempo, fazer fotos e vídeos, entre outros recursos bem interessantes.

Se você ainda não conhecia o Google Glass e ficou interessado em saber mais sobre ele, leia o artigo "O que é Google Glass?".

Tela

Na parte frontal do Glass, é possível ver uma pequena tela. Dentro da tela, há um prisma, que é responsável por refletir a imagem do sistema do Glass para dentro da nossa retina. Assim, o prisma projeta a imagem do Glass por cima da realidade, mais fica a pergunta: a imagem criada pelo Glass não atrapalha na visão? E a resposta é: não! Como a imagem do Glass é criada por cima da realidade, o usuário pode modificar o foco de sua visão. Quando o usuário quiser ver a previsão do tempo, por exemplo, ele olha para a lente e a imagem do Glass aparece, quando ele começa a andar, e troca o foco de sua visão, a imagem do Glass fica opaca e diminui.


Google Glass

Som e Câmera

Dentre todas as novas tecnologias presente no Glass, o som é uma das que merecem destaque. O Google Glass não conta com nenhuma caixa de som ou entrada para fones comuns (ele conta com um fone de ouvido próprio, que é conectado na porta micro USB), o som dele é projetado no crânio do usuário através de um pequeno botão localizado atrás da orelha. Este botão vibra, emitindo sons que somente o usuário do Glass consegue ouvir, o que da uma grande segurança em ligações, por exemplo.

A câmera do Glass consegue gravar vídeos em alta definição, com 720p de resolução. As fotos também são muito boas. Um ponto interessante do uso desta câmera, é que por ela estar bem próxima aos olhos do usuário, as imagens capitadas são exatamente do mesmo ponto de vista da pessoa que está usando o Glass, a sensação é a mesma proporcionada quando você assiste a um vídeo de Battlefield nele, você se sente dentro do game.

O Glass também conta com uma bateria localizada na "traseira" do óculos no lado direito, microfone (comandos por voz), entrada micro USB, Wi-Fi 802.11 b/g e Bluetooth.

Muito interessante estes óculos não acha? Em resumo, o Glass é basicamente um óculos com um projetor, e um prisma, que projeta as imagens diretamente na retina do usuário. O site alemão Brille-Kaufen.org criou um infográfico que explica como funciona esta "obra de arte tecnológica". Veja o infográfico e entenda, ainda mais, como realmente funciona o Google Glass.

Este infográfico é licença Creative Commons do site Brille-Kaufene foi traduzido para o português pelo site Cybervida.

Está interessado em saber mais sobre o Google Glass? Então veja a categoria do Oficina da Net sobre o Google Glass.

Gostou do artigo? Então não se esqueça de deixar seu comentário!