Na segunda-feira (03), a Microsoft abriu inscrições para os interessados em usar a prévia do sistema de tradução simultânea do Skype. O Skype Translato foi apresentado ainda em maio deste ano pelo presidente-executivo da companhia Satya Nadella.

O funcionamento da ferramenta foi demonstrado em julho durante uma conferência anual para parceiros.

O tradutor identifica o que o usuário está falando e realiza a tradução praticamente em tempo real. Nos testes, estão disponíveis 12 idiomas, porém, a versão final deverá traduzir 45 idiomas.

Inicialmente, antes do lançamento oficial, a prévia contará apenas com tradução simultânea apenas para alguns idiomas. Por enquanto, serviço será liberado gratuitamente para computadores e tablets que estão equipados com o sistema Windows 8.1.

As pessoas que tiverem interesse em experimentar o novo recurso precisam preencher um questionário sobre o sistema operacional usado e também os idiomas com maior interesse nas traduções simultâneas. Confira aqui.

O Skype, de acordo com a Microsoft, conecta mais de 300 milhões de pessoas através de ligações de voz e vídeo. Os usuários, ao dia, falam mais de dois bilhões de minutos com o serviço.

A Microsoft salienta que as barreiras de linguagem impedem a produção e também a conexão entre pessoas. Por isso, o Skype Translator chega para acabar com tais barreiras.

Uma boa notícia aos brasileiros é que a prévia do Skype Translator já conta com suporte para o português, o que deverá facilitar muito a interação com estrangeiros.