O foguete não tripulado da classe Antares explodiu segundos após o seu lançamento, que aconteceu na terça-feira (28), às 20h22 horário de Brasília (18h22 horário local) de uma base da Nasa no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. O lançamento também foi acompanhado por vários jornalistas, que ficaram bastante assustados com a explosão.

O foguete carregava mais de 2 toneladas de equipamentos e suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS) e pertencia à empresa Orbital Sciences Corporation. Esta seria a terceira missão de reabastecimento da ISS contratada de uma empresa privada. A Nasa optou por terceirizar o serviço após aposentar seus ônibus espaciais e com isso, além de não ter mais que depender das naves russas Soyuz, a indústria espacial também é estimulada.

O Orbital Sciences firmou contrato com a Nasa de US$ 1,9 bilhão para realizar oito dessas missões. As duas anteriores ocorreram com sucesso. De acordo com o site Space.com, a Nasa também possui contrato de US$ 1,6 bilhão com a empresa SpaceX, que usa suas própria cápsulas, chamada de Dragon, e foguete, de nome Falcon 9. As duas naves são utilizadas somente para voos não tripulados. O transporte de astronautas é feito somente pela Soyuz.

Conforme o vídeo abaixo é possível perceber quando os motores são acionados. Até aí, tudo normal. Porém, alguns segundos após o lançamento do foguete, quando ele já está no ar, ocorre uma explosão na parte inferior, onde ficam localizados os motores. O foguete, então, cai de volta para a plataforma e explode por completo.

Agora, como é de praxe, cada segundo do lançamento do foguete será analisado para entender o que aconteceu de errado. A Nasa comunicou que até o lançamento do foguete não havia de anormal.

"A equipe de Ciências Orbitais está realizando seus procedimentos de contingência, resguardando o local e os dados, incluindo toda a telemetria do foguete Antares e da nave Cygnus", informou a agência espacial, pouco após o acidente.

"Vamos conduzir uma investigação detalhada imediatamente para determinar a causa dessa falha e as medidas que precisam ser tomadas para evitar uma repetição desse tipo de incidente", disse o vice-presidente executivo da Orbital, Frank Culbertson, disse em nota.