Nesta quarta-feira (22), o Google lançou o aplicativo Inbox by Gmail, uma nova opção para organizar os e-mails e também as tarefas do dia-a-dia. O aplicativo está disponível para aparelhos equipados com os sistemas operacionais iOS ou Android.

No blog oficial da empresa, o Google comentou sobre a evolução do e-mail, que começou a ser usado em escritórios há mais de 30 anos. Atualmente o e-mail está no bolso dos usuários e é o responsável por enviar mensagens para qualquer pessoa, de qualquer lugar e para qualquer ponto do mundo.

A ferramenta conta com várias funções. Além do trivial, separar os e-mails em categorias, o app pode reunir recibos e notas de pagamento, por exemplo, em um determinado local. As mensagens são exibidas em forma de "timeline", como em uma rede social.

Através do Inbox, que foi criado pela mesma equipe do Gmail,  os usuários poderão dar mais destaque às informações importantes, como datas de aniversários, compromissos, avisos de voos reservados, e até mesmo o envio de fotos e documentos em geral para os seus contatos.

O aplicativo possui ainda funções, como lembretes, que cria de forma fácil avisos de compromissos rotineiros, como passar em um determinado local, buscar a roupa na lavanderia, etc. Além disso, a assistência inclui informações adicionais, como em caso de um encontro em um restaurante, o telefone e o mapa para chegar ao local fica incluso. A função Soneca pode desativar as duas funções anteriores em momentos inoportunos. Assim, se você estiver em um local que inapropriado é possível bloquear os avisos anteriores.

Aos interessados, para se registrar no serviço na web é necessário receber convite do Google ou mesmo de algum amigo. Porém, vale ressaltar que qualquer pessoa pode baixar o aplicativo nas lojas Apple Store e Google Play.

Os usuários que querem receber um convite devem enviar um e-mail para [email protected] dizendo "eu gostaria de receber um convite para o Inbox".