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Operadoras poderão cortar internet após término da franquia

Vivo começará a implantar o seu novo sistema de cobrança de internet móvel a partir de novembro.

Por | @oficinadanet Smartphones Pular para comentários

As operadoras de telefonia móvel estão preparando mudanças no que diz respeito as cobrança de internet pelo celular. Igualmente ao que já acontece nos Estados Unidos e também em alguns países europeus, o usuário, após consumir a sua franquia de dados, não poderá usar a chamada “velocidade reduzida”.

Assim, com o fim do pacote o usuário que quiser continuar navegando terá que contratar um novo pacote, com mais megabytes (MB). Conforme as empresas, a intenção é tornar a conexão mais eficaz. Porém, a novidade terá um efeito nada animador aos consumidores, ou seja, o aumento de gastos mensais com telecomunicações.

A Vivo será a primeira empresa a adotar a novidade. Atualmente ela considerada a maior operadora do país, com 79 milhões de clientes. Os clientes de planos pré-pagos (de cartão) serão os primeiros afetados pela mudança. Assim, a partir de novembro, os consumidores que usarem todo o seu plano de franquia do pacote de internet móvel da operadora, terão a conexão cortada caso não contratarem outro pacote de dados. Exemplo disso são os clientes de pacotes pré-pagos que contam com franquia de 75 MB (a R$ 6,90) por semana. Caso os dados forem consumidos antes do prazo de validade os clientes terão que pagar um adicional de R$ 2,99 por mais 50 MB, com validade de sete dias, para não ficar sem internet. Ao completar 100% da franquia, o consumidor irá receber através de SMS uma opção de contrato para o serviço.

Os primeiros estados que receberão a novidade serão o Rio Grande do sul e Minas Gerais. Nos demais estados a mudança deverá ocorrer nos próximos meses. De acordo com a Vivo, “o mesmo ajuste deverá ser implementado futuramente para os clientes de planos pós-pagos”. A operadora também informou que está “trabalhando em ajustes sistêmicos e fará o anúncio sobre a mudança aos seus usuários com a antecedência necessária”. Leia em destaque: Os melhores smartphones de 2018.

A Vivo diz que vai avisar todos os seus clientes desta mudança “com a antecedência necessária”. Por lei, isso deve ser notificado com 30 dias de antecedência.

Em breve, segundo fontes, Oi, TIM e Claro vão lançar pacote semelhante em breve, dizem fontes. 
Conforme Roberto Guenzburger, diretor de Produtos da Oi, o novo modelo de cobrança é tendência mundial. “Estamos olhando essa tendência com atenção até porque, com a velocidade menor, o cliente não consegue navegar da forma que gosta, assistindo a vídeos, por exemplo. Com os smartphones, os aplicativos são atualizados automaticamente, e, sem saber, o cliente está consumindo dado”, explica Guenzburger.

A TIM também pode adotar o novo modo de cobrança, segundo o diretor de marketing Roger Solé. “Hoje as pessoas consomem muito além de seu pacote de dados. É natural que, após essa etapa, quando não se tinha noção do consumo de dados, a cobrança fique mais clara. Estamos lançando um novo serviço que é a internet compartilhada, no qual o cliente poderá dividir seus dados com mais três números, sem taxa.”

A Claro,  por sua vez, diz que a cobrança deverá ser similar  à realizada para minutos e mensagens de texto. “Com isso, as empresas conseguem gerar mais caixa num momento de forte expansão de dados” disse Freire. “Mas não se pode deixar de lado os investimentos. A rede no Brasil precisa melhorar e ficar mais sólida para atender a essa demanda crescente.”

Fonte: O Globo

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