Como descobrir se um link ou banner é vírus?

Aprenda a descobrir se um link ou um banner é malicioso ou não com a ajuda de sites especiais.

Como descobrir se um link ou banner é vírus?

Sempre que você está em um site de downloads ou qualquer outro site que você não conheça clicar em links ou banners é sempre uma dúvida cruel, você pode ser jogado para sites maliciosos que te induzam a instalar programas que ninguém quer ter em sua máquina. Leia: 10 dicas de segurança para iniciantes.

Para livrar você desse campo minado, algumas ferramentas são disponibilizadas na internet para que você descubra se uma URL é de fato confiável ou não, dessa maneira você evita dores de cabeça com malwares, adwares ou qualquer outro tipo de arquivo que possa infectar o seu computador.

Como exemplos desses "analisadores de URL’s", vamos apresentar para você dois sites testados e aprovados pela nossa equipe, o URL Void e o VirusTotal. Claro, existem outros analisadores que também são confiáveis, mas antes de usá-lo procure pesquisar se ele é confiável ou não. Como proteger seu pendrive de vírus?

Em primeiro lugar, copie o link que está sendo fornecido, caso ele esteja escrito por extenso, é só fazer o procedimento padrão: selecionar e apertar "Ctrl+C" ou então clicar com o botão direito sobre a seleção e clicar em "Copiar". Caso o link esteja como Target, ou seja, ele está inserido em uma palavra ou banner, clique sobre o mesmo com o botão direito e selecione a opção "Copiar endereço do link".

Em seguida vá para algum site analisador, no nosso caso, o URL Void ou o VirusTotal.

Se você estiver no URL Void, cole o link no campo "Enter website here..." e clique em Submit Now. Se você estiver no VirusTotal, clique na aba "Pesquisar" e cole o link no campo "hash, URL, domain, IP adress...", depois clique em "Procure".

Nesse momento vamos mostrar para você a diferença apresentada em cada um dos sites usando duas opções, uma delas é um link que leva a um post do Oficina da Net, a outra leva a um link de um banner de um site perigoso. Primeiramente você verá o diagnóstico inicial e em seguida vamos explicar as opções adicionais que os sites analisadores oferecem.

URL Void

Quando você faz uma pesquisa de análise de link, o URL Void vai indicar qual é o site responsável pelo mesmo, quando a análise foi feita, quantos avisos de reputação maliciosa foram registrados por sites de varredura, quando o domínio do site foi registrado, a localização do servidor, a posição no ranking do site no Google, e a posição do site no raking do Alexa Traffic.

Assim que ele faz essas checagens, uma busca sobre a reputação do site é feita em vários sites que fazem varreduras em endereços, caso algum desses sites que são listados em "Safety Scan Report" tenham encontrado algo suspeito, um símbolo negativo (-) em vermelho será exibido, caso contrário será um positivo (+) verde.

Clicando em "View more details...", você será redirecionado para a análise feita pelo varredor, que irá indicar o nível de confiabilidade do link e se ele não é recomendado para crianças. Em alguns desses sites varredores você pode realizar uma denúncia depois de criar uma conta no mesmo.

VirusTotal

O VirusTotal é um analisador brasileiro que funciona de uma maneira bem parecida com o URL Void, a diferença é que você não pode acessar a análise dos varredores mas pode se cadastrar no site e postar um comentário sobre o link analisado e/ou então avalia-lo, positiva ou negativamente.

Especial: Dicas de segurança digital

E nesse especial onde mostramos os principais crimes cibernéticos, formas de você evitá-los, artigos e tutoriais sobre como remover pragas do seu computador e dicas para manter-se seguro. Confira o conteúdo, que é bastante rico.

Dicas

Redes sociais

Antivírus e Antispywares

Tipos de ví­rus e golpes

Como remover

Como saber

Conteúdo relacionado

LANÇOU e já testamos! Realme 8 PRO é bom para jogos? - Roda Liso
Roda Liso

LANÇOU e já testamos! Realme 8 PRO é bom para jogos? - Roda Liso

Testamos o Realme 8 PRO. Ele chega com bom hardware e promete ser um concorrente de peso nos intermediários, será que foi bem em FreeFire, Minecraft e outros jogos de Android?

Alerta! Vazamento expõe 8,4 bilhões de senhas e se torna o maior da história
Segurança digital

Alerta! Vazamento expõe 8,4 bilhões de senhas e se torna o maior da história

Os especialistas acreditam que esse é um trabalho hacker de muitos anos e pode impactar diretamente as pessoas que usam a mesma senha em todos os lugares. Confira!

Conta bloqueada? Veja como verificar sua identidade no Google Pay
Segurança digital

Conta bloqueada? Veja como verificar sua identidade no Google Pay

O Google Pay é a carteira digital da empresa e que permite aos usuários pagarem por produtos ou serviços. Veja como verificar sua conta e garantir mais segurança.