Nesta última segunda-feira, 06 de outubro, teve início no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, uma das conferências mais populares do planeta. A TED Global que está sendo realizada pela primeira vez no Brasil.

A conferência irá tratar sobre diversos assuntos a respeito de projetos e ideias inovadoras de design e tecnologia; a conferência se estenderá até a próxima sexta-feira, 10 de outubro. Vale salientar que o nome do evento vem da sigla "tecnologia, entretenimento e design".

Desde sua primeira conferência que ocorreu em 1984, muitos nomes relevantes passaram pela TED, nomes como o de Steve Jobs, Bill Gates, Stephen Hawking e Thomas Piketty já participaram do tal evento.

A TED Global é totalmente informatizada, tendo toda sua conferência transmitida na integra via internet após a mesma ser realizada, podendo ser assim visualizada por milhares de pessoas gratuitamente. A conferência se tornou uma verdadeira vitrine mundial para nova ideia, ideias essas transformadoras.

Na TED Global 2014, que está sendo realizada aqui no Brasil, passarão por ela 65 palestrantes, que terão no máximo 18 minutos para debater sobre vários assuntos, entre esses palestrantes, está o diretor de cinema José Padilha, o diretor do filme "Tropas de Elite".

Em sua explanação durante o evento, Padilha disse que: "Eu gosto de fazer filmes políticos, gosto de usar o cinema como um instrumento para gerar debates na sociedade".

Apesar de a conferência ser disponibilizada gratuitamente na internet, os preços da TED não são baratos, pois para participar da mesma os participante tem que desembolsar uma quantia de US$ 6 mil, preço esse salgado para a grande maioria das pessoas que gostariam de participar.

Já para o ano que vem, segundo os organizadores da mesma, a entrada da conferencia será de US$ 8,5 mil e será realizada no Canadá. Ainda de acordo com seus organizadores, os preços são uma forma de "curadoria" de pessoas interessadas nas ideias.