Segundo informações prestadas pelo comissário europeu de Concorrência, Joaquín Almunia, o maior site de buscas do mundo terá que melhorar e muito a sua proposta apresentada às autoridades da União Europeia (EU) para se livrar das acusações formais antitrustes.

O Google é alvo de investigação antitruste da União Europeia sobre seu motor de buscas na internet, podendo ainda enfrentar diversas outras acusações sobre outros serviços prestados, tudo isso devido a várias reclamações de várias editoras, uma operadora de telecomunicações, uma associação de indústrias, acervos fotográficos e de uma plataforma de publicidade.

De acordo com o debate ocorrido no Parlamento Europeu, Almunia disse que: "Temos recebidos reclamações sobre o possível desvio de tráfego de internet em direção a serviços do Google que não são serviços de buscas, sendo esta uma possível terceira investigação envolvendo o maior site de buscas do mundo, assim sendo, se o Google não fizer as mudanças necessárias, a comissão irá seguir adiante com o processo; em um primeiro passo, enviar uma declaração de objeções, não sendo essa cumprida, ela apresentará acusações formais contra a empresa".

O comissário ainda informou que a comissão pediu ao Google no início deste mês que melhorasse sua proposta, após decidir que a proposta anterior encaminhada em fevereiro, não era o suficiente para satisfazer as preocupações das autoridades europeias; vale salientar que essa será a quarta proposta de acordo enviada pelo Google a comissão.

Em resposta as declarações de Almunia, o porta-voz do Google, AL Verney, declarou o seguinte: "Vamos continuar a trabalhar com a Comissão Europeia para solucionar suas preocupações".

Após a resposta do Google, Almunia não deu maiores detalhes sobre o caso, deixando no ar a dúvida se ele irá abrir maiores discussões ou se ele deixará nas mãos de sua futura sucessora, uma vez que ele deixará o cargo até o final de outubro.