Nesta segunda-feira (15), o Google lançou na Índia os primeiros smartphones do projeto Android One por 6.399 Rupias Indianas (US$ 105). A companhia fez um acordo com as empresas do segmento móvel da Índia Micromax, Karbonn e Spice Mobiles para o lançamento de celulares de baixo custo.

Chamado de Spice Android One Dream UNO Mi-498, o aparelho conta com uma tela de 4,5 polegadas, processador com clock de 1,3GHz, 1GB de RAM e 4GB de armazenamento interno. Sua câmera principal é de 5 megapixels. 

O Google revelou ainda que após o lançamento na Índia, a empresa deve expandir o Android One para a Indonésia, Filipinas e também outros  países da Ásia até o final de 2014, em outros países deverá chegar no próximo ano.

A Índia é considerada um mercado bastante lucrativo para os smartphones de baixo custo, já que muitos usuários estão adquirindo tais equipamentos pela primeira vez.

Atualmente, apenas 10% da população indiana conta com um smartphone, revelou a corretora Nomura em um relatório. A estimativa é que nos próximos quatro anos esse número deva dobrar.