Queda de meteorito abre cratera na Nicarágua

Passagem de asteroide pela Terra pode ter causado queda de meteorito na Nicarágua.

Queda de meteorito abre cratera na Nicarágua

Um fragmento de asteroide causou uma forte explosão perto do aeroporto da capital Manágua, na Nicarágua. Muitas pessoas deixaram as suas casas por pensarem que se tratava de um terremoto. O evento não deixou feridos.

A explosão aconteceu na noite do último sábado (06) para domingo, em uma área florestal situada nas mediações do aeroporto internacional da cidade. Conforme os cientistas do Instituto de Geofísica (Ineter), a explosão aconteceu em decorrência da queda de um meteorito.

No local, uma cratera de 12 metros de diâmetro e 5,5 metros de profundidade foi formada. Mesmo após o fato, o funcionamento do aeroporto não foi interrompido.


Local da queda de meteorito na Nicarágua

"Estamos convencidos de que foi um meteorito. Nós vimos a cratera provocada pelo impacto", disse Wilfried Strauch, do Ineter.

É possível observar duas ondas: primeiro, uma pequena onda sísmica quando o meteorito atingiu a Terra, e, depois, uma mais forte, que é o impacto do som", afirma Strauch.

Conforme pessoas que moram perto do local da queda, uma explosão bastante forte foi ouvida e areia e poeira foram soprados com o vento. Nenhuma das pessoas observou um rastro de luz pelo céu, que é comum na queda de meteoritos.

Autoridades da Nicarágua disseram que um comitê concluiu que se trata mesmo de um meteorito "relativamente pequeno", que deve ter vindo "de um asteroide que estava passando perto da Terra".

Vale lembrar que no último domingo a Nasa confirmou a passagem de um asteroide do tamanho de uma casa a cerca de 40 mil quilômetros do centro do planeta.

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Meteorito que caiu no Saara em 2020 é mais velho que a Terra, afirma cientistas
Ciência

Meteorito que caiu no Saara em 2020 é mais velho que a Terra, afirma cientistas

Localizado no Saara e na Argélia em 2020, os cientistas analisaram as características do meteorito EC 002 e o definiram como parte de um protoplaneta destruído. Entenda!

Cientistas encontram microrganismo que se alimenta de minerais e prospera em meteorito
Ciência

Cientistas encontram microrganismo que se alimenta de minerais e prospera em meteorito

Se trata de um microrganismo terrestre, testado sobre um meteorito descoberto no ano 2000 na superfície terrestre. O curioso é que a célula não necessita de material orgânico para sobreviver e prospera excepcionalmente na superfície do meteorito.