Um fragmento de asteroide causou uma forte explosão perto do aeroporto da capital Manágua, na Nicarágua. Muitas pessoas deixaram as suas casas por pensarem que se tratava de um terremoto. O evento não deixou feridos.

A explosão aconteceu na noite do último sábado (06) para domingo, em uma área florestal situada nas mediações do aeroporto internacional da cidade. Conforme os cientistas do Instituto de Geofísica (Ineter), a explosão aconteceu em decorrência da queda de um meteorito.

No local, uma cratera de 12 metros de diâmetro e 5,5 metros de profundidade foi formada. Mesmo após o fato, o funcionamento do aeroporto não foi interrompido.


Local da queda de meteorito na Nicarágua

"Estamos convencidos de que foi um meteorito. Nós vimos a cratera provocada pelo impacto", disse Wilfried Strauch, do Ineter.

É possível observar duas ondas: primeiro, uma pequena onda sísmica quando o meteorito atingiu a Terra, e, depois, uma mais forte, que é o impacto do som", afirma Strauch.

Conforme pessoas que moram perto do local da queda, uma explosão bastante forte foi ouvida e areia e poeira foram soprados com o vento. Nenhuma das pessoas observou um rastro de luz pelo céu, que é comum na queda de meteoritos.

Autoridades da Nicarágua disseram que um comitê concluiu que se trata mesmo de um meteorito "relativamente pequeno", que deve ter vindo "de um asteroide que estava passando perto da Terra".

Vale lembrar que no último domingo a Nasa confirmou a passagem de um asteroide do tamanho de uma casa a cerca de 40 mil quilômetros do centro do planeta.