Se você caro leitor receber nos próximos dias um convite do Facebook para realizar uma revisão na privacidade de sua conta, não se surpreenda, pois a maior rede social do mundo começará a solicitar a seus usuários um "check-up" no que se refere à parte de privacidade das contas dos mesmos.

Em um comunicado, o gerente de produtos do Facebook, Paddy Underwood, informa os passos que deverão ser seguidos para indicar com quem o usuário da conta pretende compartilhar suas informações, sendo que na conta do mesmo, irá aparecer uma janela com a opção "chek-up" de privacidade, ao visualizar a opção, o usuário deverá clicar em "vamos fazê-lo", ao clicar na opção, o processo começa automaticamente, demorando entre um e dois minutos para sua conclusão.

Inicialmente o usuário tem ajuda do próprio sistema, onde o mesmo pede a confirmação se o compartilhamento com os amigos é verdadeiro, na sequência, o sistema mostra as aplicações feitas; em um próximo passo, é possível editar os amigos que podem ver cada uma de suas informações e as mensagens que o usuário irá publicar ou ainda apagar as informações que não são mais utilizadas. Por fim, o usuário será convidado a rever e editar a privacidade de algumas de suas principais informações em seu perfil, como local de trabalho, de estudo, residência, senha e assim por diante.

Em sua experiência piloto com esse "check-up" realizado em maio deste ano, a rede social realizou um balanço positivo de sua revisão de privacidade, onde segundo o Facebook, a maioria de seus usuários que realizaram a atualização efetuou a mesma sem problema algum e com base nesses dados a rede social resolveu lançar agora o convite a todos os seus usuários.

O Facebook, em nota, representado por seu gerente de produtos, Paddy Underwood, disse que: "Sabemos que o usuário vem ao Facebook para se comunicar com seus amigos, não conosco, mas também sabemos o quanto é importante ter o controle do que está sendo compartilhado com os amigos".