Um anúncio surpreendente foi feito pela NASA durante esta semana; segundo a agência espacial norte-americana, ela irá formatar a memória do robô-sonda Opportunity ainda este mês. A formatação é em prol da solução de sérios problemas que vem afetando e interrompendo o trabalho da sonda em solo marciano.

Segundo a NASA, o problema maior da Opportunity está em sua memória flash, a mesma que é usada em smartphone, ultrabooks e câmeras digitais. De acordo com especialistas, parte desta memória pode ter sofrido desgaste com o uso contínuo, sendo que a sonda tenta usar essas unidades e as mesmas não funcionam como deveriam.

Considerado um procedimento de baixo risco, a NASA acredita que a Opportunity irá identificar as unidades de memória que não funcionam e assim deixá-las de usar, aonde a partir de então não será mais necessário reiniciar o robô-sonda com tanta frequência, uma vez que cada reinicialização leva de um a dois dias.

Ainda em relação a essa formatação, a agência espacial dos Estados Unidos informou que irá salvar todos os dados antes de realizar o procedimento, sendo este o primeiro a ser efetuado com a Opportunity.