O livro do consultor, treinador e palestrante Dan Sherman serve como um guia para aquele profissional que quer se destacar em sua área de atuação e se fazer notar pelo mercado de trabalho do mundo inteiro. O livro dá dicas de como alavancar o potencial da Rede Social de Networking e encontrar investidores, parceiros e clientes, atraindo oportunidades e desenvolvendo relações de negócios. O autor mostra de forma simples, como a conectividade atual permite que os profissionais dos mais diversos ramos possam interagir, tirando o máximo proveito para suas carreiras.

Entender como as mídias sociais funcionam nos dias de hoje é essencial para qualquer profissional. Por isso essa é a primeira lição a ser aprendida quando o assunto é montar um perfil no Linkedin. Saber de que maneira as informações que você compartilha afetarão as suas conexões e que resultados virão disso. Nos capítulos iniciais você entende um pouco mais sobre o funcionamento do Linkedin e do Marketing Pessoal, de maneira que seja fácil lidar com isso durante o uso da Rede Social.

Sobre o livro:

Título: Obtendo o Máximo do Linkedin: Domine seu mercado, crie uma marca pessoal e construa a carreira de seus sonhos.

Autor: Dan Sherman

Editora: M. Books

ISBN: 978-85-7680-238-9

Ano: 2013

Páginas: 250

Acabamento: Brochura

Origem: Estados Unidos

Tradução: Milton Mira de Assumpção Filho

Dan nos mostra como construir um perfil poderoso, que atraia os olhares de suas conexões e que mostre exatamente o que você é capaz de oferecer como profissional. É possível compreender como, através dos níveis de amizade, o seu perfil pode ser mais, ou menos visualizado, e principalmente: compreender como a imagem que você criou será vista pelas nossas conexões. É nesta etapa que você aprende como montar o perfil perfeito e honesto, com suas habilidades e sua identidade.

De acordo com Dan, é necessário antes de tudo, manter o seu perfil aberto a toda e qualquer conexão, sejam elas conhecidas ou não, para montar um network poderoso, que possa oferecer um ambiente de troca de informações, em que todos saibam das habilidades do outro. Isso permite que você possa fazer indicações seguras de profissionais e também com que você as receba.

Fazer parte de grupos também é importante. É desta forma que você passa a ser visto como ativo dentro da Rede Social. Dar opiniões válidas sobre sua área de atuação em grupos relacionados ao assunto faz com que você seja notado como alguém colaborativo e experiente. Esta é mais uma etapa que ajuda você a aumentar a sua rede de contatos, já que a sua atividade é vista por profissionais que fazem parte da mesma área de atuação a que você pertence.

É possível também direcionar suas conexões para fora do ambiente da Rede Social, através do compartilhamento dos links de seus blogs, perfis ou sites, ou até mesmo para páginas que contenham amostras do seu trabalho.

É importante, de acordo com o autor, manter muito bem definido o seu perfil profissional, utilizando até mesmo uma URL personalizada com o seu nome ou profissão, para que as suas conexões saibam exatamente o tipo de área em que você atua. Para Dan, além de um ótimo perfil e muitas conexões, a utilização diária da rede social é uma das principais maneiras de se manter no topo das buscas por profissionais da sua área. Por isso, é necessário compartilhar material e interagir com seus contatos diariamente, pare ser sempre visto e sempre lembrado.

Enfim, o livro de Dan mostra o passo a passo para montar uma rede de sucesso, que renderá frutos profissionais rapidamente, já que suas estratégias são claras e honestas. A abordagem do livro é extremamente clara e fácil de entender, e as dicas dadas são facilmente aplicadas por qualquer profissional. O livro pode ser o primeiro passo na sua busca pela carreira dos seus sonhos.

[relatorio]