O novo sistema operacional da Microsoft que deverá chegar ao mercado no próximo ano, permitirá que o usuário possa bater um papo com seu próprio PC; o Windows 9 terá compatibilidade com o "Cortana", um assistente de voz que poderá vir integrado ao seu sistema. Tais informações foram confirmadas pelo gerente do Microsoft Group Programa, Marcus Ash.

Além de Ash, sites como o Neowin e The Verge, também comentaram a respeito, onde esses sites declararam que a versão Cortana que virá para os desktops, funcionará diferentemente da versão mobile. O Cortana para "PC" funcionará como um aplicativo independente, onde o usuário do aparelho terá que iniciar o assistente de voz para que o mesmo funcione.

Boatos dão conta de que o usuário terá que baixar o aplicativo em questão na loja de aplicativos do sistema, no entanto, a Microsoft está planejando integrar o Cortana de forma nativa ao Windows 9. Além disso, a empresa de Redmond também prometeu atualizar o programa, pelo menos, duas vezes por mês, tanto para versão desktop como para a versão mobile.

Mas não é só este assistente de voz que o novo sistema operacional da Microsoft irá trazer a seus usuários, de acordo com as fontes, o Windows 9 também terá integrado a seus sistema, o App Folder, já existente no Windows 8.1, que nada mais é, que uma hierarquia de pastas onde pode ser criada a partir do momento que o usuário arraste um live tile sobre o outro. Segundo essas fontes, o Windows 9 lembra um pouco o sistema operacional iOS da Apple.

Como já descrevemos acima, o Windows 9 deverá ser lançado em 2015, mais precisamente no outono do Hemisfério Norte, o que seria aqui para a América do Sul, entre os meses de outubro e dezembro.