O Yahoo anunciou que irá se juntar ao Google na criação de um e-mail antiespionagem. Com o novo sistema, o correio eletrônico ficará livre de ameaças virtuais, informou o Wall Street Journal.

A intensificação de programas de segurança nas grandes companhias surgiu após as revelações de Edward Snowden feitas no ano passado, sobre os programas de vigilância em massa da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

Após a exposição de Edward Snowden, Google, Microsoft e Facebook iniciaram o processo de criptografia no tráfego interno. Além disso, as companhias fizeram alguns ajustes para dificultar a coleta de informações.

A criptografia tem como objetivo principal evitar que invasores tenham acesso a mensagens que saem de um servidor para outro, criando uma codificação no remetente que só pode ser lida pelo destinatário.

Assim, a parceria entre Google e Yahoo permite que tal padrão de segurança na comunicação entre os usuários dos dois serviços seja intensa, diminuindo drasticamente as chances de qualquer interceptação nos e-mails trocados.

Conforme a publicação do jornal, o Yahoo mudou o seu processo de e-mail para que os usuários possam adotar a criptografia em suas mensagens, evitando até que a própria companhia tenha qualquer acesso sobre as mensagens.