Infelizmente a plataforma ainda está em fase de teste, mas segundo o que foi divulgado pela responsável do SO, ele estará disponível para todos em setembro desse ano. Para que fique informado, criamos um artigo para você conferir um compilado de mudanças, novidades e outras coisas encontradas na nova versão do sistema.

Compatibilidade

Antes de começar, é sempre muito bom saber a compatibilidade do sistema operacional com os novos e velhos modelos do aparelho. Em tese são os mesmos compatíveis com o iOS 7, menos o iPhone 4 que dessa vez ficou de fora da lista.

  • iPhone 4s, iPhone 5, iPhone 5s e iPhone5c
  • iPad 2, iPad Retina 3 e 4 e iPad Air
  • Todos os iPad mini
  • iPod touch de 5° geração

Aparência

Nesse quesito não houve mudanças significativas, pois, as grandes alterações ocorreram na versão anterior do sistema, o iOS 7, que foi totalmente reformulada com diversas modificações, tanto nos ícones que ficaram mais minimalistas e bonitos, além de uma interface muito mais lisa.

As únicas coisas que podem ser notadas, são as fontes e os espaçamentos que ficaram um pouco maior em algumas áreas do sistema, por exemplo, no aplicativo de telefone e os ícones do menu de compartilhamento que sofreram uma leve mudança no design.

Câmera

Dessa vez o aplicativo nativo da câmera do iOS 8 trouxe algumas ferramentas interessantes que podem agradar os "usuáriOS" do gadget. Entre elas, está a técnica conhecida como "Time Lapse" que permite a captura de fotos em intervalos fixos e depois as transforma em vídeo de aproximadamente 10 segundos, com toda a sequência escolhida.

Notificações

A nova Central de Notificações foi reformulada e passa a ter apenas duas abas: "Hoje" e "Notificações". A aba "Perdidas" foi eliminada, coisa que algumas pessoas tinham solicitado. Novas funções foram adicionadas, como ocultar apenas uma única notificação e não todas, adicionar novos Widgets na primeira aba, responder as notificações diretamente do pop up, entre diversas outras, além de conter uma aparência muito elegante.

Mensagens

O "iMessage" agora possui novas ferramentas que prometem melhorar a usabilidade do aplicativo com o usuário. O app trouxe novas funções parecidas com os populares mensageiros, como o envio de mensagens de voz, possibilidade de mostrar os rostos dos contatos, criar um vídeo curto ou tirar uma selfie para anexar à mensagem e a opção de apagar as mensagens depois de lidas. Além, dos botões que ganharam novas cores e formas.

Outra ferramenta interessante do iMessage é a nova integração com outros dispositivos, permitindo que você possa enviar mensagens do seu iPad com iOS 8 ou um Mac com o novo sistema operacional OS X Yosemite, apenas utilizando seu smartphone como um gateway.

Ditado em português

Existente há alguns anos no iOS, porém, em outros idiomas, o ditado acaba de ganhar compatibilidade total com a nossa língua. Tudo acontece através de um botão com o tradicional ícone de um microfone ao lado da barra de espaço. Com ele, você poderá ditar o texto que bem quiser sem precisar sequer de digitar, tudo através da sua voz.

Touch ID

Agora será possível utilizar o "Touch ID" em aplicativos desenvolvidos por outras empresas. O objetivo dessa novidade é possibilitar que você possa utilizá-lo para autenticasse no Facebook, sem precisar digitar senha, usar em aplicativos de terceiros e futuramente poder efetuar compras online. Segundo a Apple os dados da sua impressão digital ficam totalmente protegidos e não são acessados por outros apps e pelo próprio iOS.

Novas tecnologias para jogos e apps

Considerada uma das plataformas móveis mais populares para jogos, o iOS 8 trouxe novas tecnologias avançadas que estarão disponíveis para os desenvolvedores de games e apps. A proposta disso, é trazer a você novos programas e jogos que irão fazer coisas nunca vista por ninguém, como melhores gráficos 3D, games mais elaborados, os apps terão mais acesso à funções nativas do sistema e muito mais.

Gostou? Estas foram algumas das principais novidades do mais novo iOS 8. Se você se interessou por algumas dessas novas funções, compartilhe conosco aqui nos "comentáriOS". Você também poderá enviar uma sugestão de pauta para o nosso fórum ou pelos comentários.