O Instagram lançou no dia 27, o seu novo aplicativo, capaz de enviar fotos e vídeos para os amigos apenas com um toque na tela. Inicialmente, o Bolt só está disponível na Nova Zelândia, Singapura e África do Sul.

Para usar o aplicativo não é necessário fazer cadastro por e-mail e senha, ou mesmo vincular a conta no Instagram ou Facebook, por exemplo, mas sim, apenas informar o numero de telefone.

O funcionamento do aplicativo é semelhante ao do Snapchat e também o lançado recentemente pelo próprio Facebook, o Slingshot, ou seja, o usuário envia fotos e vídeos que se apagam depois de vistas. O diferencial do Bolt é que, ao chacoalhar o smartphone, o usuário pode desfazer o envio de uma dessas mensagens. Também é possível escrever legendas.

Para usar o Bolt é bastante simples, ao abrir o aplicativo, uma câmera irá aparecer. Vale notar que não existe um botão de captura de imagem, assim, o usuário precisa apenas tocar na imagem de perfil do amigo para enviar uma foto ou mesmo manter a imagem pressionada para encaminhar um vídeo. O usuário só pode enviar fotos e vídeos feitos na hora, já que não é possível selecionar um já existente no álbum do dispositivo.

O usuário também pode salvar a imagem captura, com isso, assim que receber um arquivo será possível enviar a imagem, vídeo ou mensagem de texto de volta.

Conforme o Facebook, antes de ser lançado para o mundo todo é necessário testar o aplicativo. Os países escolhidos contam com um grande número de usuários do Instagram, o que colaborou na decisão.