Porém, com a chegada das fotos digitais, as pessoas acabaram mudando o local para armazenar as preciosas imagens, ou seja, no computador.

Máquinas digitais e smartphones equipados com câmeras potentes nos fazem registrar vários momentos. No geral, quando o espaço interno do cartão da máquina está cheio, descarregamos os arquivos no computador, o mesmo acontece com o celular. E aí, será que todas as pessoas imprimem as imagens? Obviamente que não, geralmente, apenas as mais importantes. E o restante? Qual o melhor lugar para armazenar?

Milhares de fotos guardadas no computador e um belo dia ele acaba tendo um problema. Nossa, perder todos os arquivos seria realmente muito chato. Então, o computador é ótimo para guardar tais arquivos em curto prazo, mas não uma vida toda. O melhor é encontrar outro meio de armazenamento.

Também podemos guardar os arquivos em CDs e DVDs, no entanto, não podemos confirmar quanto tempo tais mídias permanecerão intactas. Caso você escolha essa alternativa, opte por mídias graváveis e não regraváveis e ainda de boa qualidade. Também é bom verificar se os arquivos estão em perfeito estado de tempos em tempos. Acima de tudo, é essencial que você guarde as mídias adequadamente.

Outra forma para armazenar arquivos é em HD externo ou mesmo em Pen-drives. O interessante desse tipo de armazenamento é que é possível guardar com maior segurança e ainda transportar com facilidade.

No entanto, atualmente, o modo mais eficaz e seguro de armazenar arquivos em geral, como fotos, músicas, documentos importantes, é mesmo em nuvem, ou seja, na internet. O usuário conta com a facilidade de acessar os seus arquivos de qualquer local, sem ter que usar alguma mídia física, como CD ou Pen-drive. Veja este artigo que compara os maiores serviços de nuvem disponíveis na internet, como Google Drive, OneDrive, Dropbox e Amazon Cloud.

Por ser bastante confiável e eficiente o armazenamento em nuvem é mesmo o mais indicado para armazenar as suas fotos sem medo de perdê-las ou danificá-las. Existem muitos serviços que oferecem a ferramenta gratuitamente e, quando exigir um maior espaço, é possível assinar algum pacote por um valor a combinar.

Veja boas opções para guardar suas fotos em nuvem

Como vimos acima, os métodos para armazenar arquivos e fotos mudaram, ou seja, o mais moderno e seguro é mesmo em nuvem. A facilidade é tanta que é possível fazer backup instantâneo de informações. Então, selecionamos abaixo algumas ferramentas que costumam ser as mais usadas. São elas: Google Drive, iCloud, Dropbox, OneDrive e Amazon Cloud Drive.

Google Drive

O Google Drive, no geral, vem instalado em todos os aparelhos Android e Chromebooks, assim, de fácil acesso para quem já usa os serviços do Google. O espaço de armazenamento do serviço é considerado bom, além disso, ele sincroniza as fotos automaticamente, e ainda conta com funções rápidas de compartilhamento de arquivos e também com uma ferramenta de edição de documentos. Para quem precisa de bastante espaço, os planos pagos são bem acessíveis.

iCloud

O serviço de armazenamento em nuvem da Apple é exclusivo para usuários de produtos da companhia. Assim, usuários de iPhone e iPad já contam com o serviço instalado. O serviço da Maçã salva praticamente todas as informações em nuvem, o que deixa todos os documentos guardadinhos nos sistemas da Apple. Igualmente a todos os serviços, quem quiser mais espaço precisa pagar.

Dropbox

O Dropbox é um dos serviços mais populares em armazenamento em nuvem. No plano gratuito a ferramenta conta com pouco espaço disponível, porém, há a possibilidade de ampliar a capacidade com um plano pago.

O serviço é compatível com vários sistemas o que facilita muito o trabalho. O serviço é bastante eficiente e possui mensalidades acessíveis. A desvantagem é a falta de ferramentas de edição direta dos documentos.

OneDrive

O OneDrive é considerado um dos serviços mais completos e compensadores, já que é gratuito. Para ter uma ideia, a Microsoft oferece até 15 GB para guardar documentos, e ainda é possível sincronizar fotos e compartilhar vários arquivos, além de poder editar tudo com o Microsoft Office.

Outra vantagem do serviço é a segurança. Como ponto negativo, para quem precisar de mais espaço os planos pagãos não são os mais acessíveis.

Amazon Cloud

O serviço de armazenamento em nuvem na Amazon é de boa qualidade, porém, ainda bastante limitado. Para quem precisa de pouco espaço ele é suficiente. Para quem gosta de música o serviço é bastante interessante, já que conta com integração com o player de música da Amazon. O Amazon Cloud não é uma opção para quem deseja compartilhar arquivos.