Nesse artigo veremos detalhes sobre o evento Hackathon que vem consolidando as comunidades de programação e dispertando a criatividade e a competição entre programadores experientes e estudantes que iniciam nesse universo cada vez mais desafiador e muito promissor. Mais especificamente o Google Developers Group Juiz de Fora.

 

Qual o objetivo do evento Google Developers Group Juiz de Fora?

O objetivo desta maratona de programação é o desenvolvimento de aplicações Android e Web relevantes utilizando o enorme número de ferramentas e bibliotecas disponibilizadas gratuitamente pelo Google, fortalecendo assim a comunidade local. O evento conta com a ilustre presença de Alê Borba, Community Manager no Google Brasil, que irá dar suporte as equipes de desenvolvimento com códigos, ideias e tudo tais o que for preciso!

[galeria]86[/galeria]

Quem pode participar?

Estudantes, profissionais, entusiastas … todos aqueles que têm disposição para programar por 24 horas seguidas, e quem sabe ser o vencedor desta super competição! A participação pode ser individual ou em equipe, com amigos de trabalho ou de faculdade. Todos são bem vindos.

Existem duas equipes inscritas de empresas. Não se sabe ainda se irão representar suas empresas, mas, tudo é possível. O importante é que existam equipes com no máximo quatro pessoas, e que exista o desafio da superação de desenvolver algo que realmente surpreenda. 

Qual a meta desse Hachathon?

Formar equipes que desenvolvam projetos admiráveis. A realização desse tipo de evento é uma ótima ação para fortalecer o desenvolvimento de aplicações e comunidades específicas locais. Além de fortalecer as comunidades, proporciona oportunidades de empreender. O desejo de abrir uma empresa e continuar desenvolvendo o aplicativo criado move várias equipes que participarão do evento.

Esse evento possui um grupo no Google Plus, GDG - Juiz de Fora, para divulgação de fotos e a participação de todos que queiram acompanhar os detalhes. E também um hotsite GDG - Juiz de Fora para divulgação do evento.

O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas "hack" que significa programar de forma excepcional e "marathon" que significa maratona. É um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

Como funciona o evento?

Hackathons começam com apresentações sobre o evento. Em seguida, os participantes sugerem ideias e formam as equipes, com base em interesses e habilidades individuais. O desafio principal é passado aos participantes e então se inicia o desenvolvimento. No final do hackathons, cada grupo apresenta seus resultados. Costuma-se selecionar as equipes vencedoras e prêmios são dados.

Tipos de hackathons

Hackathons tendem a ter um foco específico mas o que importa é gerar aplicativos interessantes e de forma rápida. Segue alguns dos focos de desenvolvimento de hackathons: uma linguagem de programação, um sistema operacional, um aplicativo, desenvolvimento web, desenvolvimento de videogames, aplicativos móveis, aplicações baseadas em música, em vídeo, aplicações baseadas em tecnologias de televisão social e segunda tela, aplicações baseadas em bioinformática interoperáveis, aplicações para melhorar o governo: sistemas de trânsito, melhoria da educação, gestão de desastres e crises.

Há também eventos para homenagear personalidades renomadas na área, como a que houve em memória do programador e ativista a internet Aaron Swartz, que faleceu em 2013. Outros destinados apenas para programadores adolescentes ou estudantes universitários ou mulheres, algumas empresas a fim de promover a inovação promovem hackathon, e outras para inflamar a cultura startup de tecnologia local.

Segue Hackathon com destaque em suas atividades: Hackthon da TaçaHackathon das OSCs, Angel Hack.

Veja também uma galeria de fotos de Hackathons pelo mundo:

[galeria]88[/galeria]

Agora que você sabe dessa competição de programação é só se inscrever e estudar muito. E se você não mora em Juiz de Fora, procure o evento próximo da sua cidade e participe. Você estará estudando, adquirindo experiência de uma forma diferente e muito animada. Além de fazer novos amigos.

Espero que tenha gostado. Curta e Compartilhe! Deixe seu comentário. Até o próximo artigo.