Com a internet se espalhando cada vez mais pelo mundo, é preciso que alguém consiga organizar o seu conteúdo de uma maneira que o usuário possa chegar a seu objetivo com facilidade e eficiência, e esse é o trabalho do arquiteto da informação, que trabalha sempre com ambientes conectados à internet, seja na estruturação de um site ou no projeto de um aplicativo qualquer.

O arquiteto da informação é responsável por ter o primeiro contato com o cliente para que sejam traçados alguns dos pontos principais do produto que este queira. Assim como o arquiteto civil que trabalha na elaboração de um prédio, mas não necessariamente trabalha na construção, o arquiteto da informação trabalha na elaboração do produto que o cliente queira mas não necessariamente trabalha da criação do mesmo. Essa de fato é a melhor comparação que podemos fazer entre as duas arquiteturas que conhecemos.

Podemos concluir então, que Arquitetura da Informação é a etapa de pré-projeto para o desenvolvimento de qualquer tipo de estrutura digital que ofereça informação e interação com o usuário, mas claro, sempre em ambientes online. O objetivo principal da área é satisfazer o usuário quanto a cobertura de suas necessidades e usabilidade do produto, quanto mais útil e fácil de usar, melhor.

O que faz um arquiteto da informação?

No desenvolvimento de um site para internet por exemplo, é o profissional da AI quem vai receber a ideia inicial do cliente, definindo objetivos do produto, público alvo, tipo de estruturação e qual vai ser o modelo de interação entre website e usuário, para que este chegue a seus objetivos o mais facilmente possível. Depois de conseguir todos os dados necessários, ele vai partir para a elaboração do mapa e o fluxograma do site, para que o usuário trilhe seu caminho da melhor maneira possível e encontre tudo o que procura neste endereço eletrônico.

Um profissional de Arquitetura da Informação deve estar sempre focado no usuário final, pois é para ele que está trabalhando, se o usuário final sentir-se satisfeito, o cliente ficará satisfeito.

Para que este objetivo seja alcançado, é necessário que o profissional tenha conhecimento em várias de suas áreas de atuação, só assim conseguirá atravessar a maior barreira em seus serviços, transformar complexidade em simplicidade.

E o mercado de trabalho?

O profissional da área pode acabar encontrando dificuldades na hora de enfrentar o mercado de trabalho por a profissão ainda não ser muito valorizada, pois muitos podem considerar uma perda de tempo e dinheiro investir tanto em planejamento para a criação de um produto, porém esse pensamento é totalmente errado, pois o planejamento pode ser ainda mais importante que o desenvolvimento, pois, se o produto for mal planejado, poderá gerar dificuldades e problemas na usabilidade do mesmo e consequentemente frustração e insatisfação ao usuário final, o que não é nada bom.

Melissa Lesnovski é gerente de planejamento da Agência de Propaganda e Consultoria de Marketing Aldeia, no vídeo abaixo ela fala um pouco mais sobre a área.

Se você é ou quer se tornar um arquiteto da informação não se preocupe quanto a dificuldades para conseguir um emprego, a área é emergente e se torna a cada ano mais popular e aceita por grandes empresas de desenvolvimento de TI, tudo depende dos conhecimentos e habilidades do profissional, que deve demonstrar entendimento e audácia na hora de elaborar um pré-projeto.