Na terça-feira (17), o Facebook lançou um aplicativo de vídeo mensagens, o Slingshot. Semelhante ao Snapchat, que permite ao usuário tirar uma foto rápida ou vídeo e que irá desaparecer após ser visualizado pelo destinatário, o aplicativo do Facebook permite que os usuários troquem mensagens de vídeos que se autodestroem em 15 segundos.

Porém, o Slingshot possui alguns diferenciais. O usuário que receber o vídeo só pode visualizá-lo após enviar outro vídeo de volta. Para as imagens a regra é a mesma. Além disso,  é possível inserir anotações de desenhos nas fotos recebidas. Tanto as imagens quanto os vídeos só podem ser vistos uma vez, já que em pouco tempo são destruídos pelo próprio sistema.

"Quisemos construir algo onde todo o mundo é criador e ninguém é só um espectador. Quando todos participam, há menos pressão, mais criatividade e inclusive as pequenas coisas na vida podem se transformar em experiências compartilhadas incríveis", asseguraram os desenvolvedores deste produto em seu blog.

Fotos e vídeos que não duram para sempre permitem compartilhar o que é mais expressivo, cru e espontâneo", afirma o Facebook, em nota.

Inicialmente, o aplicativo só está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS nos Estados Unidos. Nas próximas semanas o Slingshot deverá chegar a outros países. Vale lembrar que para usar o aplicativo não é necessário ter uma conta no Facebook, apenas inserir um número de telefone.

O projeto, de acordo com o Financial Times, foi pessoalmente supervisionado por Mark Zuckerberg. A companhia já havia tentado comprar o atual concorrente Snapchat em 2013 por US$ 3 bilhões, porém, sem sucesso.