O que é um chipset?

Você já deve ter se deparado com o termo “chipset” em algum momento, principalmente em textos de tecnologia e também em descritivos de equipamentos eletrônicos. Pois bem, o que é um chipset?

O que é um chipset?

Os chipsets são responsáveis por conectar vários componentes de um aparelho, ou seja, ligando em um computador, a placa mãe ao processador. Assim, o chipset é fundamental para o funcionamento do computador.

No decorrer dos anos, igualmente a qualquer parte integrante do mundo tecnológico, os chipsets evoluíram, passando a integrar cada vez menos microchips em um circuito. Assim, em alguns anos, de vários passaram apenas para dois microchips e estes são "ponte norte" (northbridge, controlador de memória) e "ponte sul" (southbridge, controlador de periféricos).

A ponte norte é ligada diretamente ao processador e é quem administra o acesso de dados nas memórias, a comunicação com a ponte norte e aos barramentos AGP e PCI, que são os barramentos de alta velocidade, como processador, placa de vídeo e memória RAM.

 A ponte sul abriga os controladores de interfaces IDE, USB, paralela, OS/2 e serial. Ela também é responsável pela conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado e outros drives.

Em um computador todos os componentes devem estar ligados ao chipset para fazer contato com a CPU e assim, poder operar de modo correto com os demais comandos. Por isso a necessidade das fabricantes de processadores otimizarem os seus chips para que eles se encaixem perfeitamente aos chipsets embutidos na placa-mãe dos computadores em geral.

Grande parte do desempenho de um sistema é determinado pelo tipo de chipset usado. Contudo, na hora de comprar um computador é necessário observar esse ponto e até que nível de performance será possível realizar através de upgrades, escolhendo uma placa mãe que tenha o chipset que mais lhe agrade e não cause frustrações com desempenho.

Principais Fabricantes e suas chipsets mais cohecidas

  • Intel e sua linha Z
  • ATI Technologies e sua linha Radeon
  • NVIDIA e a linha nForce
  • VIA Technologies e sua linha KT
  • AMD e a linha Crossfire

Vale ressaltar que os chipsets não são exclusividade de computadores e smartphones. Com a inserção de equipamentos inteligente no cotidiano, muitos outros aparelhos também contam com chipsets. Exemplos são os leitores de Blu-ray, impressoras, scanners, entre outros tantos.

Alguns chipsets dos principais móbiles do mercado

  • O Apple A7 do iPhone 5S
  • O Snapdragon 800 do LG G2
  • O Snapdragon S4 do Nokia Lumia 1020
  • O Snapdragon 801 do Xperia Z2 e do HTC One M8
  • Snapdragon 805 do Samsung Galaxy S5 que é o ultimo do mercado

Apple A7

Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera!

Conteúdo relacionado

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review
Samsung

Samsung Galaxy Z Fold 3: Opinião sincera! - Review

É hora de comprar um dobrável? O Galaxy Z Fold 3 da Samsung está aí para apresentar o que há de mais moderno no segmento.

Como ajeitar seu teclado desconfigurado
Hardware

Como ajeitar seu teclado desconfigurado

Seu teclado está desconfigurado? Sem problemas, aqui vão algumas soluções para os problemas mais comuns que acontecem durante o uso de um PC.

Como gravar a tela do PC no Windows 10
Hardware

Como gravar a tela do PC no Windows 10

Você está querendo gravar a sua tela no Windows 10 porém não sabe como fazer? Não tem problema, neste tutorial iremos mostrar para vocês dois diferentes métodos de gravar a tela no seu Windows.