O que é um chipset?

Você já deve ter se deparado com o termo “chipset” em algum momento, principalmente em textos de tecnologia e também em descritivos de equipamentos eletrônicos. Pois bem, o que é um chipset?

Por | @oficinadanet Hardware

Os chipsets são responsáveis por conectar vários componentes de um aparelho, ou seja, ligando em um computador, a placa mãe ao processador. Assim, o chipset é fundamental para o funcionamento do computador.

No decorrer dos anos, igualmente a qualquer parte integrante do mundo tecnológico, os chipsets evoluíram, passando a integrar cada vez menos microchips em um circuito. Assim, em alguns anos, de vários passaram apenas para dois microchips e estes são “ponte norte” (northbridge, controlador de memória) e “ponte sul” (southbridge, controlador de periféricos).

O que é um chipset?

A ponte norte é ligada diretamente ao processador e é quem administra o acesso de dados nas memórias, a comunicação com a ponte norte e aos barramentos AGP e PCI, que são os barramentos de alta velocidade, como processador, placa de vídeo e memória RAM.

 A ponte sul abriga os controladores de interfaces IDE, USB, paralela, OS/2 e serial. Ela também é responsável pela conexão com a BIOS e o chip responsável pelas interfaces de mouse e teclado e outros drives.

Em um computador todos os componentes devem estar ligados ao chipset para fazer contato com a CPU e assim, poder operar de modo correto com os demais comandos. Por isso a necessidade das fabricantes de processadores otimizarem os seus chips para que eles se encaixem perfeitamente aos chipsets embutidos na placa-mãe dos computadores em geral.

Grande parte do desempenho de um sistema é determinado pelo tipo de chipset usado. Contudo, na hora de comprar um computador é necessário observar esse ponto e até que nível de performance será possível realizar através de upgrades, escolhendo uma placa mãe que tenha o chipset que mais lhe agrade e não cause frustrações com desempenho.

Principais Fabricantes e suas chipsets mais cohecidas

  • Intel e sua linha Z
  • ATI Technologies e sua linha Radeon
  • NVIDIA e a linha nForce
  • VIA Technologies e sua linha KT
  • AMD e a linha Crossfire

O que é um chipset?

Vale ressaltar que os chipsets não são exclusividade de computadores e smartphones. Com a inserção de equipamentos inteligente no cotidiano, muitos outros aparelhos também contam com chipsets. Exemplos são os leitores de Blu-ray, impressoras, scanners, entre outros tantos.

Alguns chipsets dos principais móbiles do mercado

  • O Apple A7 do iPhone 5S
  • O Snapdragon 800 do LG G2
  • O Snapdragon S4 do Nokia Lumia 1020
  • O Snapdragon 801 do Xperia Z2 e do HTC One M8
  • Snapdragon 805 do Samsung Galaxy S5 que é o ultimo do mercado

O que é um chipset?
Apple A7

Mais sobre: tecnologia Chipset chip
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo

Siga nossas contas no Twitter