Nesse artigo veremos detalhes do funcionamento do aplicativo SwiftKey que salva os "padrões de escrita" do usuário para repetí-los. Isso mesmo, aprende com o digitar de suas mensagens. Unido a função "swype",  deslizar o dedo pelas letras, a esse poder de prever sua digitação faz desse software um grande facilitador na hora de escrever em mobiles.

Segue o vídeo "Introducing SwiftKey Flow" que demostra a utilização do SwiftKey, disponibilizado pela empresa desenvolvedora.

SwiftKey

SwiftKey, para dispositivos Android, como smartphones e tablets, oferece suporte a sessenta e um idiomas, como: Inglês(US), Francês(FR), Italiano, Português(BR), Espanhol(ES). É interessante citar que o Swiftkey não está sozinho. Já existe alguns concorrentes, como: KeyPoint Technologies, Thumb Keyboard, SlideIT, Smart Keyboard, Multiling Keyboard, O Keyboard e GO Keyboard. Mas SwiftKey chama mais atenção, substitui o teclado na tela do seu dispositivo para ajudar a escrever de uma forma mais fácil, mais rápida e menos frustrante. O aplicativo é cheio de recursos para ajudá-lo, por exemplo, a partir do motor de previsão que aprende como você escreve para prever a sua próxima palavra, SwiftKey Flow, permite escrever frases inteiras sem levantar um dedo da tela do dispositivo.

A Empresa

A empresa por trás do SwiftKey foi fundada em 2008 por Jon Reynolds e o Dr. Ben Medlock. Atualmente possui sede em Southwark, Londres, e outros escritórios em San Francisco, EUA e Seul, na Coréia do Sul. Em setembro de 2013, SwiftKey anunciou um financiamento de série B, totalizando US $ 17,5 milhões, e liderada por Index Ventures. 

A Tecnologia

SwiftKey tem sido descrito como sendo parte de uma tendência para a "computação mágica", que usa uma mistura de tecnologias de inteligência artificial para permitir prever a próxima palavra que o usuário tem a intenção de escrever. 

SwiftKey Cloud: Com o recurso SwiftKey Cloud habilitado, Backup & sincronização garante que as suas previsões pessoais sejam armazenadas de forma segura em nuvem e unificada em todos os seus dispositivos para proporcionar a melhor experiência de previsão. Seu modelo de linguagem SwiftKey também é reforçada a cada manhã com "Trending Phrases", com base em notícias atuais e quais são as novidades no Twitter. Além disso, pode-se personalizar o SwiftKey com base no seu uso de serviços, como Evernote, Google, Facebook, Gmail, Twitter, Yahoo! Mail ou o seu blog.

Vídeo incorporado do YouTube

O resultado do SwiftKey é ligado a sua compreensão contextual das palavras e frases que são importantes para você. SwiftKey Cloud torna o Swiftkey ainda mais poderoso, pois compara e contrasta as diferentes percepções que vê de seus hábitos de digitação no tempo e entre todos os seus dispositivos para gerar uma compreensão muito precisa de como você digita.

Os Avanços

Beta SwiftKey foi lançado como um beta no Android Market em 14 de julho de 2010 apoiando sete línguas. Ele incluía uma variedade de configurações para ajustar o volume de feedback de áudio e comprimento de vibração feedback tátil.

Em 27 de fevereiro de 2012, o SwiftKey SDK foi lançado. Isto permite aos desenvolvedores em múltiplas plataformas e linguagens de programação e acessar a tecnologia de núcleo SwiftKey para a sua própria interface do usuário ou teclado virtual. 

Em junho de 2012 SwiftKey lançou uma versão especializada do seu teclado chamado SwiftKey Healthcare. É um teclado virtual para iOS, Android, Windows Phone e BlackBerry, que oferece previsões de próxima palavra com base nos dados clínicos do mundo real. Em outubro de 2012 SwiftKey Saúde ganhou o Prêmio de Melhor Empresa Appsters App de 2012. [12]

Segue um vídeo de demonstração da versão SwiftKey4:

Vídeo incorporado do YouTube

Prêmios

SwiftKey é um dos apps Android mais vendidos no mundo. Em 2013 e 2012, passou mais dias do que qualquer outro aplicativo como número um na Google Play em downloads pagos.

SwiftKey recebeu muitos prêmios desde o seu lançamento em 2010: Meffy Award for mobile innovation 2013, Appsters Champion and Best Consumer App 2013, Lovie Award People's Lovie for mobile innovation 2013, Most Effective Mobile Application - b2c, Mobile Marketing Magazine 2010, Community Choice, AppCircus at DroidCon 2010, CTIA E-Tech Award 2011, CTIA 2011, Jury Award, Mobile Premier Awards 2011 Winners of AppCircus Events, Most Innovative App at the Global Mobile Awards, Mobile World Congress 2012, The People's Voice Webby Award for Experimental and Innovation 2012, Best Startup Business, Guardian Innovation Awards 2012. E outras repercussões interessantes para a aplicação foi ser "homenageado" com uma menção em XKCD on June 13, 2012 e estar na lista de mais baixados.

Download

A página oficial do Swiftkey possui versões para download e informações sobre a tecnologia dessa aplicação. Mas também é possível encontrar a aplicação para download direto na Swiftkey/Google Play e também na Swiftkey/iTunes

Esse artigo mostrou a aplicação Swiftkey e algumas das suas versões. Agora você sabe a tecnologia envolvido ao digitar em mobiles. Espero que tenha gostado. Curta e Compartilhe! Até o próximo artigo.