O Facebook deverá incorporar o botão "Sou um eleitor" para as eleições federais e estaduais no Brasil, que irão acontecer em outubro deste ano. O objetivo é compartilhar com os amigos da rede social que o usuário foi às urnas.

O botão "I’m a Voter" surgiu em 2010, nos Estados Unidos. No ano, mais de 340 mil foram estimuladas a votarem. Vale notar que no país, diferentemente que no Brasil, o voto não é obrigatório. Já em 2012, o botão foi utilizado por 9 milhões de usuários nos EUA.

"Existe um efeito social multiplicador real", disse Andy Stone, um porta-voz do escritório de Washington do Facebook. "Quando as pessoas veem no Facebook que seus amigos votaram, eles mesmos ficam motivados a votar", completou.

O botão também foi testado na Índia e recebeu adesão de 4 milhões de pessoas. Outros países, além do Brasil, receberão o recurso na rede social em 2014, como a Colômbia, Coreia do Sul, Indonésia, Suécia, Escócia, Nova Zelândia e o Parlamento Europeu.

No entanto, a rela intenção do Facebook é mesmo aumentar a interação entre os usuários, com discussões sobre política que sempre rendem muito à rede social.