O IBM SPSS está no mercado há mais de 37 anos e utilizado em cenários diversos, como empresas, instituições acadêmicas, agências governamentais. Um software de análise estatística que fornece os principais recursos necessários para executar um processo de análise do início ao fim. A aplicação pode ser adquirida em três versões: Standard, Professional e Premium. 

IBM® SPSS® Statistics

Um software de análise estatística de dados, utilizando-se de menus e janelas de diálogo que permite realizar cálculos complexos e visualizar seus resultados de forma simples e autoexplicativas.

Conta com ferramentas de análise estatísticas essenciais para cada etapa do processo analítico, uma ampla faixa de procedimentos estatísticos para conduzir análise precisa, técnicas integradas para preparar dados para análises rápidas e fáceis, relatórios de funcionalidades sofisticadas para criação e gráfico altamente eficaz, recursos de visualização eficientes que mostram claramente a importância de seus achados e suporte para todos os tipos de dados incluindo conjuntos de dados bem grandes.

Segue alguns dos recursos da ferramenta:

  • Modelos Lineares que permitem que faça uma análise mais acurada e chegue a conclusões mais confiáveis para conduzir a tomada de decisão;
  • Modelos Não Lineares que permitem aplicar modelos sofisticados aos dados;
  • Modelagem de Simulação que permite construir melhores modelos e avaliar o risco quando as entradas são incertas usando a técnica de simulação Monte Carlo;
  • Tabelas Personalizadas que permite manipular dados para facilitar suas análises e relatórios;
  • Preparação de Dados contribui para economizar tempo e melhorar a precisão de suas análises;
  • Valores Missing e Validação de Dados utiliza uma abordagem científica para a manipulação de dados missing;
  • Árvores de Decisão que identificam grupos e descobrem relações entre eles e fazem a previsão de eventos futuros;
  • Forecasting realiza análise dados de séries temporais para apoio à tomada de decisão;
  • Modelagem de Equações Estruturais permite tenha novos insights com modelos casuais;
  • Bootstrapping assegura que seus modelos são estáveis e confiáveis;
  • Avaliação de Amostra Avançada e Testes permite encontrar o tamanho certo de suas amostras e determinar o melhor teste para amostras pequenas;
  • Direct marketing and product decision-making possibilita executar rapidamente análises RFM e entender melhor as preferências dos consumidores e com os Gráficos permite ganhar novas formas de retratar e comunicar os resultados de suas análises.

As versões disponíveis mais conhecidas são SPSS 18 (Windows e MacOSX), SPSS 19 (Windows e MacOSX), SPSS 20 (Windows e MacOSX), SPSS 21 (Windows e MacOSX).

O acesso à instalação do software está sujeito a autenticação, verificando-se também o perfil do utilizador face aos direitos contratados. A instalação do PASW/SPSS é realizada através de três ações principais: a obtenção da licença, a instalação do software e a sua ativação. Para instalar o PASW/SPSS necessita dos dados que identificam a licença do IST: um número de série e os códigos de autorização. 

No site do software IBM SPSS encontramos detalhes sobre a aplicação e muito conteúdo para como melhor explorar o software. Também tem informações sobre as versões para download.

Download

Irei utilizar o link IBM SPSS Trial para a instalação de um trial válido por 14 dias, tempo suficiente para testar o programa e ou utilizar em trabalhos acadêmicos.

Ao acessar o link acima, terá a seguinte tela:


Figura1: Download Trial

Irei utilizar o sistema operacional Windows7, conforme indicado acima. Daí, basta baixar. Será necessário realizar um cadastro para liberar o download. Tudo realizado! 

Instalação

Na instalação do IBM SPSS 22.0 no Windows 7 obtei pela instalação recomendada, ou seja, conforme as informações das janelas, verifique o que se trata e siga a diante com a opção recomendada.

Aplicação

Com o software já instalado é interessante o reconhecer as abas e as janelas para melhorar a compreensão sobre o software.

[galeria]82[/galeria]


Nesse artigo, apresentei o software IBM SPSS e onde encontrar suas versões para download. Em outro artigo, irei demonstrar um caso prático de uso do programa e situações para sua utilização. Até o próximo.