Vivenciamos uma era de tecnologia, onde inovações são desenvolvidas para facilitar nosso cenário de vida. Em um ambiente cada vez mais competitivo e com pessoas tendo que lidar com multitarefas diariamente. São rotinas profissionais e também rotinas pessoais. Somos exigidos a cada instante de nossa vida. E o que buscamos é mais tempo para conseguirmos fazer tudo o que queremos e também o que devemos fazer. E aplicativos são aliados para a organização dos compromissos e para auxiliar em atividades com o objetivo de melhorar nossa produtividade.

Nesse artigo, mostrarei alguns detalhes de cinco aplicativos para mobile que contribuirão para aumentar sua produtividade.

TOP 5

1. Expensify - gerenciar gastos

O Expensify é um aplicativo desenvolvido para fazer o controle de orçamento. Um dos principais motivos de preocupação e estresse é o consumo descontrolado e para facilitar a árdua tarefa de saber para onde o dinheiro está indo, e esse aplicativo oferece funcionalidades para organizar suas finanças. Permite que o usuário importe suas notas de banco ou cartão de crédito, itens faturáveis como consumo de combustível e organiza em categorias e permite colocar tags personalizadas.

Assim que pagar uma conta, tire uma foto do comprovante pelo aplicativo e o programa organiza tudo para você em categorias. O Expensify é um gerenciador de gastos e pode ser utilizado em empresas, por exemplo, com vendedores que passam muito tempo fora da empresa e podem escanear as notas fiscais, recibos e outros comprovantes de despesas. Outra funcionalidade é que oferece a facilidade de gerar relatórios em PDF e a possibilidade de exportar dados para o Excel, Evernote e Salesforce.

Segue uma ilustração do aplicativo e alguns detalhes técnicos:


Expansify

O Expansify é um aplicativo gratuito, desenvolvido para Android 2.1 ou superior. Ocupa espaço de 8,9 MB e também está disponível para iOS e Windows Phone.

2.GoToMeeting - realizar reuniões online

O GoToMeeting é um aplicativo desenvolvido para a realização de reuniões online. Os recursos economizados são vários desde custos com viagens e deslocamentos até tempo com tais processos. Tem também o ganho de agilidade para o trabalho em equipe. Permite a realização de videoconferências com até 25 usuários. O organizador ou apresentador da reunião pode compartilhar documentos, garantindo que os participantes estejam acompanhando o que está sendo dito. A aplicação pode ser utilizada como instrumento de treinamentos. A imagem da sua tela pode ser transmitida como também sua imagem em tempo real. O aplicativo possui uma versão gratuita para avaliação que vale apena para testar e verificar se cobre as necessidades do seu dia a dia.

Segue uma ilustração do aplicativo e alguns detalhes técnicos:


GoToMeeting

O GoToMeeting é um aplicativo pago, desenvolvido para Android 2.2 ou superior. Ocupa espaço de 5,2 MB e também está disponível para iOS.

3. Podio - organizar o fluxo de atividades definidas em uma reunião

O Podio é um aplicativo desenvolvido para organizar fluxo de atividades definidas em uma reunião.Uma reunião atinge seu objetivo se todos os integrantes estiverem atentos e comprometidos em agir para atingir o que foi estabelecido. Por isso, acompanhar as tarefas esperadas de cada indivíduo nos dias seguintes é essencial para não comprometer os resultados do trabalho. O aplicativo Podio permite tornar as reuniões mais produtivas ao organizar um fluxo de atividades baseado no que for acordado nas reuniões. O app pode ser integrado ao GoToMeeting, o que facilita o agendamento de reuniões e conferências online. Depois do encontro, o app permite compartilhar anotações, apresentações da reunião e até atribuir tarefas para que todos os envolvidos saibam o que fazer possam acompanhar o progresso de cada participante.

Segue uma ilustração do aplicativo e alguns detalhes técnicos:


Podio

O Podio é um aplicativo gratuito, desenvolvido para iOS 6.0 ou superior. Ocupa espaço de 23 MB e também está disponível para iOS.

4 - AirDroid - controlar seu celular através do navegador

O AirDroid é um aplicativo desenvolvido para controlar seu celular através do navegador. Depois de instalar o aplicativo, basta acessar "web.airdroid.com" e entrar no sistema. Você poderá então enviar mensagens, ver o registro de chamadas, transferir arquivos, olhar os contatos e até mesmo utilizar a câmera remotamente. Para utilizar algumas funcionalidades mais avançadas há uma taxa de 20 dólares ao ano.

Segue uma ilustração do aplicativo e alguns detalhes técnicos:


AirDroid

O AirDroid é um aplicativo gratuito, desenvolvido para Android 2.2 ou superior. Ocupa espaço de 10 MB.

5 - Pocket Cloud Remote Desktop Pro - controlar seu computador através do celular

 O Pocket Cloud é um aplicativo desenvolvido para controlar seu computador através do celular. Como o nome já diz, o aplicativo permite que você acesse seu computador através do celular ou tablet, utilizando o RDP (Remote Desktop Protocol). Para quem usa Windows 8 no PC, a experiência é ainda melhor, pois todas as funcionalidades do touch screen para tablets acabam funcionando no aplicativo. Para utilizá-lo, basta instalar o aplicativo e instalar também no PC e fazer login nos dois. O aplicativo oferece uma versão paga para funcionalidades mais complexas. Existe também uma versão gratuita, porém limitada. Uma alternativa ao Pocket Cloud é o Splashtop, que tem uma versão gratuita bem completa.

Segue uma ilustração do aplicativo e alguns detalhes técnicos:


Pocket Cloud Remote Desktop Pro

O Pocket Cloud é um aplicativo gratuito, desenvolvido para Android 2.2 ou superior. Ocupa espaço de 12 MB.

É ISSO

Nesse artigo citei alguns aplicativos que poderão auxiliar na organização do seu dia, o que consequentemente, resultará em um aumento de produtividade. Mas não basta instalar os aplicativos se não houver uma dedicação para cumprir com a proposta de tais ferramentas utilizadas. A tecnologia é apenas uma ferramenta que, quando bem utilizada, gera bons resultados. 

O grande diferencial de ter esse tipo de organização é o histórico de atividades tanto da sua vida pessoal quanto da sua vida profissional que se é gerado, o que possibilita uma auto avaliação e assim, uma readequação de hábitos e a possibilidade de consultas futuras dos registros.

Continuarei a testar tais aplicativos e caso encontre outros interessantes esse artigo ganhará uma continução. Espero que tenha gostado.