O Google, como é de costume, revisou as regras e termos de criação de aplicativos para a sua loja virtual Google Play. O objetivo é evitar que apps maliciosos ou mesmo com conteúdos inapropriados cheguem à loja.
Uma das novas cláusulas está relacionada às propagandas incorporadas aos apps. O Google diz:
Promoções de aplicações publicadas no Google Apps Play não podem participar das seguintes atividades e se beneficiar deles:
- Promoção através de publicidade enganosa em sites, aplicativos ou outras propriedades (por exemplo, através de alertas de aplicativos de simulação ou notificações, serviço ou sistema);
- Promoção ou a instalação de sistemas que causam um redirecionamento para o Google Play ou baixar um aplicativo sem que o usuário esteja devidamente informado;
- Promoção não solicitada através de serviços de mensagens curtas (SMS).
Assim, fica expressamente proibido que os aplicativos contenham publicidade enganosa em sites. Conteúdo sexual explícito também está banido da loja.
O Google salienta que, para manter o padrão proposto é necessário que os usuários façam denúncias diante qualquer quebra das regras.