Você pode não saber, mas o Brasil é campeão na incidência de raios e que, em muitos casos, acaba vitimando pessoas. No Wikipédia "Um raio é uma descarga elétrica de grande intensidade que ocorre na atmosfera, entre regiões eletricamente carregadas. Tipicamente vem acompanhada pelo relâmpago, uma intensa emissão de radiação eletromagnética, e pelo trovão, além de outros fenômenos associados. Normalmente situam-se no interior ou entre as nuvens, mas é frequente a ocorrência de descargas diretamente sobre o solo, que transferem elétrons das nuvens para a terra, embora o inverso também aconteça. A maior parte ocorre zona tropical do planeta e principalmente sobre as terras emersas, associados a sistemas convectivos, os quais, quando é intensa a atividade elétrica, caracterizam as trovoadas".

Além de altamente perigosas para os seres humanos, as descargas elétricas também podem danificar equipamento eletrônicos que estejam ligados a rede elétrica.

"O raio, quando atinge a rede, percorre seu caminho até encontrar uma parte aterrada, onde é descarregado. Aparelhos sensíveis, como lâmpadas e fontes de alimentação de computadores e TVs, podem estar no meio desse caminho e acabam danificados", explica Reinaldo Lopes, professor de Engenharia Elétrica da FEI.

Veja abaixo dicas para proteger seus aparelhos eletrônicos:

Um raio, ao atingir a rede elétrica - durante uma tempestade, percorre as fiações até encontrar um ponto para ser descarregado no solo. Assim, caso um raio atinja a rede elétrica próxima de uma residência, ele irá lançar esta descarga com valores bem acima dos suportados pelos aparelhos eletrônicos e até mesmo pela fiação. Deste modo é possível que toda fiação de uma casa seja danificada, bem como os aparelhos que estiverem conectados a ela.

Uma das soluções para amenizar os efeitos dos raios é o aterramento da fiação elétrica em residências, que é obrigatório no Brasil. Porém, vale notar que as casas mais antigas podem não contar com esta alternativa. O aterramento nada mais é do que instalar um cabo de cobre no solo, fazendo que ele possa descarregar as tensões atmosféricas, estáticas e ainda facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção, como os disjuntores.

De acordo com o Inpe "Os para-raios instalados no alto de casa e edifícios evitam a destruição, incêndios e riscos para as pessoas, mas não garantem, sozinhos, a proteção de eletrodomésticos e equipamentos elétricos".

Com isso, torna-se necessário a instalação de outras medidas preventivas, como os chamados varistores. Os varistores mais recomendados, de acordo com o órgão, são os do tipo "pastilhas de óxido de zinco". Eles podem ser instalados facilmente no quadro de distribuição (um aparelho para cada fase).

Outra forma de proteger a sua conta é a instalação de um DPS. O DPS é um equipamento que protege a residência tanto contra raios como também a variações de tensão.

Medidas simples para proteger os aparelhos eletrônicos

Caso você não saiba se sua casa possui aterramento ou o sistema DPS, ao notar que o tempo está propício para raios, nada melhor do que retirar os aparelhos da tomada. A medida é bastante antiga, porém a mais segura e eficaz.

Outra dica importante, que poucas pessoas lembram durante os temperais, é desconectar o modem da linha telefônica. As descargas elétricas também percorrem a rede de telefonia fixa, então, evite usar o telefone fixo durante os temporais, pois além de danificar o aparelho a descarga elétrica pode atingir o usuário.

Estabilizadores e no-breaks

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o uso de estabilizadores e no-breaks não oferecem uma alta proteção contra raios e descargas elétricas de grande porte. Tais aparelhos apenas estabilizam correntes elétricas de pequenas variações.

Além dos aparelhos eletrônicos, como devemos nos proteger dos raios dentro de casa:

  • Não tomar banho durante as tempestades;
  • Não usar torneira elétrica, secador de cabelo, chapinha, etc, durante os temporais;
  • Evitar o contato com objetos com estrutura metálica, como geladeiras, fogões;
  • Só use o telefone se realmente for necessário;
  • Tire todos aparelhos das tomadas, bem como fios de antenas.

E fora de casa?

Quando não estamos na nossa residência o ideal é mesmo buscar proteção em algum recinto dos raios. Também não é indicado tomar banho de piscina ou mar, não ficar em locais descampados, próximos a árvores, como também não jogar futebol ou mesmo praticar outro esporte em locais abertos. Lembre-se: Caso esteja dentro do carro, permaneça se estiver em um lugar seguro. O veículo é um local "blindado" a descargas elétricas.