O assunto sobre o Project Ara voltou a ser notícia após o Google revelar que pretende tirar essa ideia do papel. Os celulares modulares (os aparelhos em blocos "montáveis" pelo usuário) podem se tornar realidade, porém, devem ainda levar algum tempo.

Paul Eremenko, funcionário do Google, disse em entrevista ao Time Techland, que a tarefa de produzir um aparelho modular é muito mais complexa que a maioria das pessoas imaginam. "A questão era, basicamente, se podemos fazer com hardware o que o Android e outras plataformas fizeram para o software. Isso significa baixar a barreira a um nível em que você tenha dezenas ou centenas de milhares de desenvolvedores contra cinco ou seis fabricantes que podem participar no espaço de aparelhos", diz.

O funcionário comentou mais sobre as ideias do Google. Segundo ele, após adquirir o aparelho composto apenas por tela com moldura e um chip para WiFi, o consumidor poderia passar em quiosques da própria companhia e personalizar o seu aparelho.

No entanto, o Project Ara possui vários obstáculos. Em primeiro lugar o Google não tem como objetivo fazer algo exatamente lucrativo, mas sim de qualidade. A empresa pretende atingir um valor de US$ 50 antes de ser comercializado.

Em algumas semanas um protótipo funcional do Project Ara deve ficar pronto. O lançamento para o mercado deverá acontecer em 2015.