Nesta quarta-feira (19), a Microsoft apresentou o seu mais recente serviço de armazenamento em nuvem, o OneDrive. O produto, igualmente ao antigo SkyDrive, permite ao usuário armazenar fotos, vídeos e documentos na web, bem como realizar um backup dos arquivos.

O nome do serviço em nuvem da Microsoft precisou ser trocado após a companhia perder o processo pelo nome SkyDrive em 2013. Quem levou a melhor foi a British Sky Broadcasting, emissora de TV paga no Reino Unido.

O OneDrive vem com algumas novidades, como o backup automático em aparelhos Android e também uma integração maior com o Office. Vale notar que a opção de salvar automaticamente os arquivos já era possível no SkyDrive para Windows, Windows Phone e iOS. Com a integração atual é possível realizar a edição em tempo real de documentos em Excel, Word e Power Point por mais de um usuário.

Outros recursos também podem ser encontrados no novo serviço em nuvem da Microsoft, como o compartilhamento dos arquivos por e-mail e nas redes sociais, a criação direta de álbuns no Facebook, e também a visualização de vídeos em qualquer formato.

No mundo há 250 milhões de usuários do SkyDrive e, a partir desta quarta, a mudança de nome e também a novas funções começarão a ser ofertadas. Com isso, o usuário não precisa fazer qualquer modificação na sua conta, tudo ocorrerá de forma automática.

Quem ainda não possui o serviço, ele pode ser usado em smartphones Android, iOS e Windows Phone, no Xbox One e em computadores Mac, Windows 8, Windows 8.1, Windows Vista e Windows 7.

O OneDrive vem com 7 Gb de espaço de armazenamento, porém,  caso seja ativado o backup da câmera do celular, o consumidor recebe mais 3GB, e a cada amigo indicado é possível receber 15 GB a mais.