O Google Maps lançou na última terça-feira (4) uma nova atualização para o aplicativo. Agora, o serviço exibe ao motorista as vias que estão mais congestionadas e ainda oferece rotas alternativas para chegar ao destino previsto. A atualização está disponível para iOS e Android.

Dentre as novidades, o serviço também mostra ao motorista, quando a rota escolhida por ela passa a ficar congestionada, um novo caminho a ser seguido.


Imagem: macmagazine

Para que as informações sobre o trânsito cheguem aos motoristas, o sistema detecta o número de aparelhos com o sistema Android que estão em uma determinada via e a velocidade média que eles estão se movendo, além também de usar dados da SPTrans, em São Paulo, por exemplo, entre outras medidas para recolher informações sobre o tráfico.

No entanto, apesar de ser uma novidade para o Google Maps, muitos usuários já adotaram o Waze para saber sobre a situação do trânsito. No serviço, os próprios usuários compartilham como está uma determinada via e também sugerem as melhores rotas alternativas para escapar de um congestionamento, por exemplo.