Se você gosta de jogar no PC, já deve ter sentido que seria bom fazê-lo como fazem os jogadores de console, não é mesmo? A má posição da cadeira, o posicionamento dos braços em cima da mesa, o monitor muito perto de seus olhos, etc. Tudo isso pesa depois de um tempo em frente ao computador. A Steam machine tem a intenção de passar a experiência com jogos de computador para o conforto da sala de estar e ainda utilizar TVs maiores para jogar. O projeto das Steam Machines, anunciado pela Valve, virão equipados com SteamOS, o novíssimo sistema operacional baseado em Linux voltado a jogos.

A Valve Corporation é uma empresa de desenvolvimento e publicação de jogos eletrônicos, como os grandes games Half-Life, incluindo a versão Counter-Strike, e a Left 4 Dead. E também o famoso software de gerenciamento e compra de jogos online, o Steam.

As Steam Machines são baseadas em hardwares convencionais de computadores e isso torna-se uma vantagem para os consumidores, pois se torna possível realizar upgrades de componentes. Todos os jogos da Steam funcionarão nas Steam Machines. O Steam, o mais popular serviço de distribuição online de jogos no mundo, com mais de 65 milhões de usuários cadastrados e 7 milhões de acessos simultâneos em todo o mundo. O anúncio da Valve deixou a mensagem de que o mundo de entretenimento deve oferecer opções para que o usuário escolha o seu próprio estilo de hardware.

A novidade é que a Valve não será a única responsável por montar e vender as Steam Machines. Os consoles serão dedicados ao SteamOS e fabricadas por treze empresas diferentes: Alienware, Alternate, CyberGamerPC, DigitalStormBoltII, Maingear, FalconNorthwest, GigabteBrixPro, iBuyPower, Material.net, NextSPA, OriginPCChronos, ScanNC10, Webhallen, Zotac. Por isso, essas Steam Machines terão preços diferentes. Veja a galeria abaixo.

[galeria]66[/galeria]

Todas serão compatíveis com o Steam Controller, que é um controle bem diferente. Tem duas áreas sensíveis ao toque, trackpads, no lugar das alavancas analógicas tradicionais, que podem acompanhar o movimento do polegar de forma semelhante ao mouse.

O controle será capaz de reproduzir a precisão, e a agilidade do mouse, pois os jogos de computador exigem exatidões que os consoles convencionais não haviam conseguido alcançar com perfeição. Apesar do modelo padrão de controlador, cada empresa tem a liberdade de produzir e utilizar sua própria versão de controlador.

Leva um pouco de tempo para se acostumar a esse controle, mas logo o usuário estará jogando games de computador, que tradicionalmente usava teclado e mouse, nesse controle. A Valve Corporation muda o universo dos jogos de computador. Unindo o ambiente de conforto e a integração com amigos dos jogos tradicionais de console com o poder gráfico e de jogabilidade dos jogos de computador.

Assim, as Steam Machines são pequenos computadores com o sistema operacional SteamOS. Toda essa proposta por um valor interessante quando comparado com computadores para jogos. Inicialmente, o valor varia de US$ 400 a US$ 6.000.